Esgotamento sanitário: Governo do Ceará autoriza obras de ampliação e melhorias em Cariré

11 de junho de 2019 - 14:21 # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), autorizou, nesta terça-feira (11), o início das obras de ampliação e de melhorias no sistema de esgotamento sanitário da sede da cidade de Cariré.

Presente na solenidade, representando o governador Camilo Santana, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, falou da ação do governo e dos benefícios que trará à população.

“Essa obra que nós demos ordem de serviço hoje, e que já está sendo executada, vai atender a mais de 11 mil residências. Mais de 850 famílias vão ter não só o esgotamento passando na porta de sua casa, como a Cagece também está patrocinando a ligação dentro da Casa dessas pessoas”, destacou Nelson Martins.

O ato também contou com a participação da deputada Augusta Brito; do secretário executivo das Cidades, José Carlos Lima Ásfor; do diretor de Engenharia da Cagece, José Nilton Lopes Ribeiro; dos prefeitos de Groaíras, Uelinton Vasconcelos, é do Graça, Augusto Brito.

Representando o secretário Zezinho Albuquerque, titular da secretaria das Cidades, o secretário executivo da pasta, Paulo Henrique Lustosa, afirmou que o momento marca o resgate de uma dívida de todos os cearenses com o município de Cariré. “Essa é uma caminhada que vai se aproximando dos 20 anos para que seja ofertado um serviço de esgotamento de qualidade, para oferecer uma condição melhor de vida para o povo”, pontuou.

Localizado na região Norte do estado, o município recebeu um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a serem utilizados na instalação de 3.653 metros de tubulação de rede coletora, garantindo um serviço de coleta e tratamento de esgoto.

“É uma necessidade, é uma obra debaixo do chão, que não tem placa, que as pessoas não gostam de inaugurar, mas é uma obra de saúde e de respeito ao cidadão. Essa, talvez seja a obra mais importante do nosso município, que tem praticamente universalizado o abastecimento de água encanada, em todas as residências”, discursou o prefeito Elmo Aguiar, de Cariré.

A conclusão das obras está prevista para dezembro deste ano ou janeiro de 2020.

Saúde

Morador de Cariré, Vicente William, de 56 anos, fala sobre a importância das obras em sua cidade. “A gente sabe que nas gestões passadas, fazer saneamento não era muito da política, porque são obras que não aparecem. Então a nossa água de esgoto e banho corriam pras ruas. Com esse saneamento, vão acabar os problemas de lama e fedentina e a cidade vai ficar limpa e saneada. Há muito tempo era um sonho da população “, contou Vicente.