Agricultura familiar: 205 famílias agora têm o título definitivo de propriedade de terra em Jaguaruana

16 de abril de 2019 - 14:53 # # # # #

Wilson Zanini  - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Dentro do Programa de Regularização Fundiária, o Governo do Ceará beneficiou 205 famílias do município de Jaguaruana com o registro definitivo de propriedade, nesta terça-feira, 16.

Os agricultores familiares comemoraram o benefício durante um evento realizado pelo Estado, na Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, com a presença do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que no ato representou o governador Camilo Santana.

Agricultores como a sra Maria de Lourdes, de 76 anos, que era só emoção durante o evento. “Estou sentindo uma emoção muito grande. Foram 50 anos esperando e agora eu tenho o meu titulozinho. Agora eu vou poder cercar as minhas terras e fazer o que eu quiser”, disse a agricultora, emocionada.

A meta para 2019 é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais no Ceará, em 104 municípios. Isso segundo o Idace, que é o responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa.

“Aqui no Ceará, esse programa é o maior de todo o Brasil e de toda a América Latina. Nós já entregamos mais de 87 mil títulos. Até o final do ano serão mais de 100 mil títulos. Hoje, o menor valor que o agricultor tem acesso no Pronaf é de R$ 20 mil. Se você calcular cem mil pessoas pedindo essa quantia, nós temos aí R$ 2 bilhões que podem entrar por ano na economia do Estado e na agricultura familiar”, explicou Nelson Martins.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

“Isso aqui é um esforço de um governador que se preocupa com o Estado. Terminamos uma eleição há 5 ou 6 meses e o governador é praticamente todos os dias no interior, inaugurando algum benefício. É uma satisfação muito grande estar no município de Jaguaruana”, disse Antônio Nei, secretário executivo da Pesca, da SDA.

Participaram também da ação o secretário executivo de Relações Institucionais da Casa Civil, Felipe Pinheiro; a superintendente adjunta do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado – Idace, Gracinha Pedrosa e os deputados estaduais Leonardo Pinheiro e Antônio Granja.