Agricultores de Aiuaba e Campos Sales comemoram entrega de 60 kits de higienização da ordenha

12 de abril de 2019 - 17:05 #

André Gurjão - Ascom SDA
Erivelton Celedônio - Fotos

O Governo do Ceará, através do assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, entregou na última quinta-feira (11) 60 kits de higienização da ordenha a agricultores de Aiuaba e Mulungu. A entrega dos kits de higienização da ordena são um complemento da entrega de 900 matrizes caprinas e 60 reprodutores puros de origem realizado nas comunidades Mulungu (Aiuaba) e Lagoa do Carmo (Campos Sales) no final do ano passado e representam um incentivo para geração de renda e ocupação na zona rural.

“O governador Camilo Santana não tem medido esforços para engrandecer a nossa zona rural e, como foi iniciado numa festa anterior, quando vocês receberam as matrizes do leite, hoje o Governo do Ceará chega aqui para complementar esse programa. Vocês estão recebendo os kits de higienização (da ordenha) e ainda irão receber um tanque de resfriamento para atender todos vocês”, salientou o prefeito de Aiuaba, Ramilson Moraes, ao agradecer a inclusão do município do Sertão dos Inhamuns na Rota do Mel.

Em seu discurso, o secretário De Assis Diniz assumiu o compromisso de entregar até o próximo dia 10 de junho o tanque de resfriamento à comunidade Mulungu. Segundo ele, os próximos grandes passos são: a elaboração de uma rota do caminhão do Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite), levando o produto da agricultura familiar dos municípios de Aiuaba, Campos Sales, Potengi e Salitre até Tauá, e a criação de uma parceria entre as comunidades Mulungu e Lagoa do Carmo (em Campos Sales), onde a segunda ensinaria a primeira a produzirem o iorgute e o queijo, “agregando valor aos produtos e gerando renda para as famílias daqui”.

“Só faz sentido todo o esforço dos técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, se vocês derem sequência gerando renda e trazendo mais recursos para comunidade: e essa é uma orientação do nosso governador Camilo Santana”, frisou o secretário. “O desenvolvimento da agricultura tem que ser um passo consolidado para aumentar a ocupação e fazer com que o homem e a mulher do campo tenham uma qualidade de vida melhor”, concluiu agradecendo à equipe da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep).

Programas sociais

Em seu discurso, o assessor especial da Casa Civil, Nelson Martins, aproveitou a solenidade para destacar o balanço das entregas de 524 projetos produtivos e 230 sistemas de abastecimento d´água pelo Projeto São José III e os programas sociais do Governo do Ceará. Além do sucesso com a construção das areninhas pelo interior cearense, Nelson citou a criação dos programas Médico da Família, o programa Bombeiro Saúde-Sociedade e o Ceará Atleta, aprovado na última quinta-feira (11) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

“Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 estão aqui no Estado do Ceará. Nesse ano, aprovamos mais de 20 mil alunos das escolas públicas estaduais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, agora, o governador Camilo Santana quer cuidar ainda mais das nossas crianças”, apresentou os números do Governo do Ceará. “Quando uma criança é bem tratada ela tem uma capacidade de aprender três vezes maior e, quando atinge a idade adulta, consegue ter uma renda muito melhor do que a criança que não é bem tratada e vai muito menos para o caminho das drogas”.

“Não é à toa que o governador Camilo Santana colocou a primeira dama (Onélia Santana) para cuidar desse programa (Mais Infância)”, justificou. “O tempo de nascer, o tempo de crescer e o tempo de brincar irão receber uma atenção toda especial para atender as crianças espalhadas por todo o Ceará: seja com a construção das Praças do Mais Infância, as Brinquedopraças e também pelo Cartão Mais Infância, onde 50 mil famílias estão sendo beneficiadas com um reforço na renda”.

Beneficiamento do leite

A agricultora Maria Socorro Fortaleza Teixeira, de 51 anos, é uma das mães atendidas pelo Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pecuária, da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep/ SDA). A produtora rural da comunidade Lagoa do Carmo, foi atendida com a entrega de 15 matrizes caprinas e um reprodutor no ano passado, e passou a se engajar ainda mais na produção do leite com a fabricação de iorgutes e queijos.

“O dia à dia é muito bom e proveitoso, gosto muito do que faço”, afiançou a agricultora que hoje cuida da mãe de 91 anos. “Eu tô esperando fazer a sala de ordenha ficar pronta porque quero fazer a coisa certa. E nós acreditamos que quando a Associação (dos Moradores da Lagoa do Carmo) começar a produzir iorgute pra valer a vida da gente vai melhorar muito”, observou.