Governo do Ceará autoriza o início das obras de recuperação de Sistema Adutor em Madalena
10 de abril de 2019 - 14:15 #abastecimento d'água #Açude Umari #adutora #cisternas #recuros hídricos #Umari
Wilson Zanini Texto
Marcos Studart Fotos
A água será captada do açude Umari e atenderá à sede e a dois distritos de Madalena e a um distrito de Itatira
Na manhã desta quarta-feira, 10, o Governo do Ceará autorizou o início das obras de melhorias no Sistema Adutor de Madalena. A ação contou com a participação do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, do assessor da presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Hugo Stênio Bezerra e do deputado estadual Leonardo Araújo, entre outras autoridades.
“O governador Camilo Santana, que está começando o segundo mandato, tem feito uma atuação muito forte nessa área de recursos hídricos. O esforço tem sido grande. Somente em perfurações de poços foram 6.500 perfurados nos últimos quatro anos; tivemos muitas obras de adutora, de sistemas de abastecimento d’água, muitas cisternas implantadas na zona rural e essa de hoje é uma ação muito importante, porque o açude Umari está com 40% da sua capacidade. São 13 milhões de metros cúbicos e se Deus quiser vai receber mais água ainda”, relatou Nelson Martins.
A prefeita Sônia Costa falou sobre a expectativa da chegada da obra. “Essa obra foi muito esperada pela população de Madalena. A gente ficou na ansiedade de usar a água do açude Umari. A conclusão das obras será um grande avanço para nossa cidade, porque teremos água tratada para a população”, comentou.
Com a obra, os moradores de Madalena e dos distritos de União e Macaóca terão acesso à água tratada, captada a partir do açude Umari. O benefício também atenderá aos habitantes de Lagoa do Mato, maior distrito de Itatira.
Francisco de Assis Cassiano é morador do distrito de Macaóca e explicou o valor que a obra tem para a população local. “É um benefício muito importante, já que nós temos um inverno irregular. A gente sabe que com essa variação do tempo é importante nós termos um sistema para fazer uma interligação, no caso de um colapso. Isso beneficia cerca de 460 famílias, somente em Macaóca. Pra nós de Macaóca é muito importante, porque é uma reserva hídrica que vai ficar”, disse o presidente da associação dos moradores da comunidade.
Após iniciadas, as obras de recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA), instalação de bomba para recalque de água bruta, recuperação do flutuante, implantação do sistema elétrico, quadro de comando e subestação, e implantação de uma segunda subestação para bombeamento de água tratada deverão estar prontas em 90 dias.
“É um benefício grande poder tratar água numa estação de tratamento de primeiro mundo e poder abastecer partes da cidade que vão ser definidas pela prefeitura e também abastecer os distritos. É uma ETA de primeiro mundo, com estação de tratamento, captação, estação e bombeamento de água tratada”, definiu Antônio Bortolin, engenheiro da Cogerh.
Na sequência do ato de assinatura da ordem de serviço, Nelson Martins e comitiva visitaram a obra da Estação de Tratamento de Água de Salgadinho. Vale lembrar que a ETA Salgadinho vai beneficiar mais de 10 mil famílias com água tratada. O preço contratual global da obra aponta um valor de R$ 993.083,09.
Ouça
Na ocasião, Nelson Martins destacou a importância da adutora para garantir abastecimento d’água à população e fez um balanço das ações que o Governo do Ceará executou na área de recursos hídricos e na construção de sistemas de abastecimento d’água em municípios do interior.