Mais Infância Ceará: cidades do Centro-Sul do Estado recebem brinquedopraças

6 de abril de 2019 - 08:53 # # # # #

Wilson Zanini - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Com os equipamentos de Cariús e Baixio, o Estado passa a contar com 81 brinquedopraças, de um total de 140 que serão entregues

Lazer e convivência comunitária vão fazer parte do desenvolvimento das crianças de Cariús e Baixio, municípios cearenses localizados na região Centro-Sul. Cada município recebeu um equipamento infantil voltado para as crianças de dois a 12 anos.

As brinquedopraças foram entregues na última sexta-feira (5) pelo Governo do Ceará, em parceria com as prefeituras. O assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana e falou da importância da aquisição.

Para Nelson, a brinquedopraça “representa um espaço importante para que as crianças possam se divertir, possam brincar. É a demonstração do governador Camilo Santana da prioridade para as nossas crianças. Está provado cientificamente que as crianças que têm uma boa qualidade de vida têm uma capacidade três vezes maior de aprender, ela tem uma renda maior quando cresce e até diminui muito a probabilidade de ela ir para o caminho das drogas”, disse.

Os equipamentos têm um projeto voltado para que as atividades infantis se desenvolvam num local cercado, com piso especial e vários tipos de brinquedos, o que assegura mais liberdade e segurança para as crianças. Ganham as crianças e ganham também os adultos, com a requalificação, nova iluminação e urbanização dos entornos, transformando o ambiente num excelente espaço de convivência.

As brinquedopraças são contempladas dentro do Programa Mais Infância, apoiando-se em um dos quatro pilares do programa, que é o “Tempo de Brincar”. Onélia Santana, primeira-dama do Estado, é a idealizadora do Programa e a execução é da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O pilar Tempo de Brincar utiliza os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento das crianças, através da socialização e da integração delas com a cultura das suas comunidades.

Para o secretário-executivo da SPS, Francisco Ibiapina, a brinquedopraça “é uma ação coordenada pela Primeira-dama, Onélia Santana, com o apoio do governador Camilo Santana, no sentindo que a gente possa atender de forma integral as necessidades das nossas crianças, desde o nascer, até o tempo de crescer, até o tempo de estudar e até o tempo de brincar, porque o brincar faz parte do desenvolvimento infantil”, ressaltou.

O Governo do Ceará já entregou outros 79 equipamentos como estes. Nos projetos, os espaços variam de 230m² a 270m². Para construir e equipar as brinquedopraças são investidos cerca de R$ 180 mil, em cada uma.

Espaço para crianças e adultos

“É muito importante, tanto para as crianças, pra que elas possam brincar e confraternizar com outras crianças, quanto para os pais, que têm um local adequado pra vir deixar as crianças e também conversar com amigos, com a família. Era o que faltava pro nosso lugar. Não tinha um lugar desses para acolher as crianças”, comentou a professora Maria Cleide Martins, professora de educação infantil de Cariús e mãe da pequena Anabela Martins, de 3 anos.

Inauguração em São Benedito

Ainda na manhã da sexta-feira (5), o Governo do Ceará inaugurou uma Unidade de Processamento de Polpa de Frutas e de Panificação no município de São Benedito, com as presenças do assessor especial Nelson Martins (Relações Institucionais); do secretário De Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) e do vice-prefeito Raul Maciel.

Os recursos são do Projeto São José III e foram investidos na reforma da unidade de processamento de polpa, na aquisição de equipamentos para fabricação de polpa de frutas e pães e na prestação de assistência técnica. O empreendimento já possui os alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária e, agora, aguarda liberação do selo do Sistema Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura. Ao todo, 43 famílias da Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia são atendidas pela obra, com um investimento total de R$ 237.769,03.

Nelson Martins apresentou algumas conquistas do São José. “Nesse terceira operação em fase de conclusão foram implantados 524 projetos produtivos; nós tivemos 263 sistemas de abastecimento d’água implantados; e se a gente somar a quantidade de famílias que foram beneficiadas pelo Projeto vai dar mais ou menos 57 mil famílias beneficiadas com água e projetos produtivos”, resumiu.

Martins lembrou ainda anúncio do São José IV, com investimento de R$ 600 milhões de reais. “Vamos fazer mais projetos produtivos e de abastecimento de água para investirmos nesta área importante da agricultura. No PSJII tivemos muitos avanços e é bom celebrarmos a continuidade deste programa”.