Governo do Ceará inaugura brinquedopraças em Cariús e Baixio

4 de abril de 2019 - 11:03

 

Com a entrega dos equipamentos nos dois municípios, o Ceará contará com 81 brinquedopraças. No total, 140 serão entregues em todo o Estado

As crianças dos municípios de Cariús e Baixio, no Centro Sul do Ceará, serão contempladas com duas brinquedopraças. Os equipamentos, que reforçam o lazer e a convivência comunitária dos pequenos, serão inaugurados nesta sexta-feira (5), às 16h, em Cariús, e às 19h, em Baixio. Os equipamentos fazem parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e são executados pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). As solenidades contarão com as presenças do assessor de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário-executivo da SPS, Francisco Ibiapina.

Outras 79 brinquedopraças foram inauguradas pelo Estado nos últimos anos. Os espaços, voltados para crianças de dois a 12 anos, são cercados, têm áreas entre 230m² e 270m² e contam com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento nos equipamentos é da ordem de R$ 180 mil, cada. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças.

Desenvolvimento infantil

Receberam os equipamentos os municípios de Abaiara, Altaneira, Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Fortim, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Marco, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacoti, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Salitre, Santana do Cariri, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Ubajara, Várzea Alegre, Pacoti. Fortaleza conta com oito unidades. No total, 140 serão entregues em todo o Ceará.

Atenção à Infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. O Tempo de Nascer contempla a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal.

Serviço

Inauguração da brinquedopraça de Cariús
Data: 05/03/2019
Horário: 16 horas
Local: Praça da República – Rua Ademar Lustosa, s/n, Centro

Inauguração da brinquedopraça de Baixio
Data: 05/03/2019
Horário: 19 horas
Local: Praça 15 de Setembro – Rua Coronel Francisco Luiz, s/n, Centro