Programa de Mecanização Agrícola: Governo do Ceará realiza entrega de trator em Paramoti

3 de abril de 2019 - 12:11 # # #

Wilson Zanini Texto
Tiago Stille Fotos

A comunidade receberá ainda os implementos agrícolas que complementam a máquina

Foi realizada nesta terça-feira (2), no município de Paramoti, na Região do Sertão de Canindé, a entrega de um trator na comunidade de Jurema.

A ação faz parte do programa de mecanização agrícola, do Governo do Ceará, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que busca promover a modernização da agricultura familiar.

O trator foi entregue à responsabilidade da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Passagem.

“Esse benefício vai ser para Jurema e depois que terminar vai ser para as comunidades vizinhas, que são Pau D’arco, Passagem e Novo Oriente. É um benefício que serve até para o agricultor arar essas terras”, disse o presidente da Associação, o agricultor Saulo Peixoto Cavalcante.

A máquina foi subsidiada pelo Projeto São José III, fruto da parceria entre o executivo estadual e o Banco Mundial, a um investimento de R$ 78 mil.

O assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins participou do ato de entrega das máquinas, representando o governador Camilo Santana e reforçou que o investimento na aquisição da máquina busca desenvolver as comunidades.

“Esse trator, com os seus implementos vai servir muito para comunidade produzir mais e cada vez melhorar mais a sua qualidade de vida. Ele faz parte do Programa São José, que está encerrando a sua terceira etapa”, disse Nelson Martins.

Martins apresentou algumas conquistas do Programa. “Nesse Projeto São José III foram implantados 524 projetos produtivos; nós tivemos 263 sistemas de abastecimento d’água implantados; e se a gente somar a quantidade de famílias que foram beneficiadas pelo Projeto vai dar mais ou menos 57 mil famílias beneficiadas com água e projetos produtivos”, resumiu.

“Dentro do São José III, no ano passado, foram patrocinados 184 tratores. O Governador Camilo Santana já negociou com o Banco Mundial o Projeto São José IV, no valor de US$150 milhões”, concluiu.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário, representante do secretário De Assis Diniz, da SDA, explicou que o trator vem acompanhado com uma série de equipamentos. “Vocês hoje estão recebendo um trator novo. Ele vai ter um cultivador, uma batedeira de feijão, um desbulhador de milho, um guincho e uma carreta. Vem com todos os implementos necessários”, comentou Zé Leite.

Programa de mecanização agrícola

A previsão do programa é atender 180 comunidades rurais em todo o Estado, somando investimentos de R$ 21,7 milhões. Vale ressaltar que a partir do ato do recebimento, as associações comunitárias passam a gerir e manter os equipamentos.

Estiveram presentes ao ato o prefeito Eduardo Feijó, de Paramoti; vereadores e autoridades locais.

Ouça

De acordo com o assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, que participou do ato representando o governador Camilo Santana, a ação do Governo do Ceará busca promover o desenvolvimento das comunidades.

Nelson Martins apresentou ainda algumas conquistas alcançadas com o Projeto São José III.

José Leite Gonçalves, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário representou o secretário da SDA, De Assis Diniz E explicou que o trator vem acompanhado com uma série de implementos agrícolas.