Secretário-Chefe da Casa Civil recebe Medalha do Mérito Industrial

22 de março de 2019 - 13:51 # # # #

Nara Gadelha - Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

Considerado o maior evento industrial do Ceará, o Dia da Indústria foi comemorado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) nesta quinta-feira (21/3), no Buffet La Maison. Na ocasião, o secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial como forma de reconhecimento por seu papel na transformação da sociedade cearense. Além de Élcio Batista, também receberam a honraria a empresária Elisa Gradvohl, presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Estado do Ceará (Sindfrio), e o economista Edson Queiroz Neto, chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor).

“É um reconhecimento importante, pois reforça a nossa atuação como entes produtivos e inovadores. Nosso olhar é inquieto, busca por transformações sociais e econômicas com capacidade de deixar um legado para as próximas gerações. Hoje, Elisa, Edson, assim como eu, ao recebermos esta homenagem, nos sentimos como Atlas. O peso simbólico desta medalha será carregado ao longo da nossa trajetória, pois que nossa responsabilidade foi exponencialmente aumentada. Cada um de nós, com perfis distintos, temos algo em comum: a paixão pelo conhecimento, pelo trabalho, pela vida e pelo outro, além da certeza de que as atitudes que tomamos no nosso cotidiano reverberam em um coletivo muito maior do que nós”, pontuou Batista.

O secretário aproveitou para reforçar a liderança do governador Camilo Santana, que mesmo diante das desigualdades dilacerantes do ponto de vista social segue firme sob uma gestão capaz, inovadora e responsável. “Em meio à crise econômica, política, fiscal, moral e hídrica brasileira, o governador Camilo Santana tem sido um exemplo nacional na gestão dos recursos públicos dos cidadãos, na política de educação, na transparência dos gastos, na organização do sistema de saúde e na área de recursos hídricos”, frisou.

Em sua fala, o governador endossou a capacidade técnica e aglutinadora do secretário, que encampou ações importantes de fomento ao desenvolvimento do Estado. “O Élcio é jovem, talentoso, tem um poder de articulação e diálogo. Tem sido uma pessoa fundamental nesse projeto para o Estado do Ceará”. O presidente da Fiec, Beto Studart, afirmou que vê “em Élcio alguém especial, porque é daqueles que pensam e sabem formular como poucos, legando sempre aprendizado aos que, com ele, têm a oportunidade de interagir”.

Sobre Élcio Batista

Antes de assumir a Casa Civil, Élcio esteve à frente do Gabinete do Governador nos anos de 2015 a 2018. Cientista Social por formação e mestre em Sociologia, tem larga experiência nos setores público e privado. Com expertise nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Comunicação e Marketing Político, atua principalmente em temas como inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico, estado, segurança pública, política, conflito, poder, opinião pública, publicidade, marketing e cultura.

Na esfera governamental, desenvolve um trabalho focado no avanço socioeconômico, com redução das desigualdades pela via da inovação e da expansão do uso da tecnologia em todos os segmentos da atuação do Estado. Por sua trajetória, foi escolhido para elaboração dos planos de governo de Estado e Prefeitura, nas gestões do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio. Atuou, ainda, na Unidade de Gerenciamento de Programa – UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).