Na semana de São José, Governo do Ceará entrega dois tratores a agricultores de Russas

22 de março de 2019 - 09:14 # # #

Erivelton Caledônio -Ascom
erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br -

Foi com chuva que os moradores da comunidade Capim Grosso celebraram a chegada de dois tratores do Projeto de Mecanização Agrícola do Projeto São José III, nesta quinta-feira (21), por meio do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Mesmo pouco relevantes, as precipitações só trouxeram mais esperanças aos agricultores de São Pedro e Capim Grosso durante a solenidade de entrega no pavilhão da escola João Rebouças do Amaral, com as presenças do Secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do secretário especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, e do prefeito Weber Araújo.

“A chegada desses veículos vão facilitar a vida do homem do campo das nossas comunidades, colaborando no aumento de áreas com registro de cultivos das culturas de sequeiro, milho, feijão e mandioca. Então, nosso povo é só gratidão ao governador Camilo Santana por nos ter assistido de muitas maneiras como agora em especial aos agricultores”, comenta o gestor municipal.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, o programa traduz um passo importante para o avanço da qualificação do trabalho no campo. “A SDA dialoga com o aumento da produtividade e inovações tecnológicas para a vida rural. A mecanização agrícola é um atrativo para a juventude fazendo com que nossos jovens sinta-se atraídos a assumir o protagonismo da agricultura por novos métodos”.

Após a entrega, a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade das duas associações beneficiárias. Os dois equipamentos em Russas equivalem a um investimento de R$ 195.800,00 do PSJ, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial. Durante o último ano quase 180 tratores foram encaminhados a municípios de todo o estado.

Perto de sua conclusão, o programa de mecanização agrícola dará lugar a uma nova etapa, segundo De Assis em sua alocução. “Delegamos para a Ematerce o avanço da mecanização criação do sistema HP Net Trator. Queremos saber onde estão os 1864 tratores que ao longo de 20 anos o governo entregou. Vamos estabelecer uma nova política de recuperação e distribuição destes maquinários. Hoje já sabemos, por meio deste sistema, onde estão 350 destes veículos. Com estes novos 180 entregues no último ano chegaremos ao final de abril com 900 tratores para, quem sabe, possamos assistir ainda mais nossos agricultores”, explica o gestor.

Para o secretário Nelson Martins, são muitos os motivos para celebrar a atuação do Projeto São José. “Nesta semana fizemos um balanço extremamente positivo do São José ao lado do governador em 19 de março. Foram 524 projetos produtivos, 263 sistemas de abastecimento de água, alguns deles aqui em Russas. Mesmo diante de muitas realizações, o governador resolveu lançar o São José IV. Serão quase R$ 600 milhões a serem aplicados em projetos produtivos e mais tratores para as comunidades e novos sistemas de abastecimento”, comemora Nelson Martins.

Aumento da produção local

Arimateia de Queiroz não por menos diz-se o agricultor mais feliz da redondeza de Capim Grosso. Não por menos, ele recebe o nome do padroeiro do Ceará, comemorado esta semana, e que empresta o nome ao Projeto São José. O agricultor credita “às bençãos” do santo a vinda do novo equipamento. “Tenho 50 anos e destes a maior parte dedicado a agricultura. Do campo criei meus três filhos. Minha comunidade aprendeu a fazer agricultura sustentando-se com apenas três tratores. Dois deles alugados entre R$ 120,00 e R$135,00. Além de um trator velho recebido em 1997 também pelo PSJ”, rememora José Arimateia.

Com plantio anual de 400 hectares, a localidade espera ampliar a área plantada e assegurar a alimentação do gado. “Nossa comunidade tem a maior criação de gado de Russas, são mais de 1200 cabeças de gado. Veja, nossas terras estão verdinhas e agora com um trator para produzir muito mais. É muita felicidade porque vamos poder vender feijão e milho, além de assegurar alimentação do gado bovino para comercialização de leite em Russas e Morada Nova”