Sertão Central: 365 famílias recebem sistemas de abastecimento d’água do Governo do Ceará

28 de fevereiro de 2019 - 10:01 # #

Wilson Zanini - Texto
Marcos Studart - Fotos

O Governo do Ceará, representado pelo assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, entregou nesta quarta-feira (27), dois sistemas de abastecimento d´água. As obras pertencem ao Projeto São José III e beneficiam, no total, 356 famílias, sendo 245 em Quixeramobim e 111 em Quixadá.

As comunidades de Barrocas, Aroeira, Patos e Onça, em Quixeramobim e de Caracol e Tamanduá, em Quixadá foram contempladas com a ação, que investiu R$ 2.638.203,74 na melhoria da qualidade de vida das famílias do Sertão Central.

“Nós inauguramos hoje, sistemas de abastecimento d’água em dois municípios importantes do Sertão Central, garantindo água tratada na torneira, dentro da casa das pessoas. Isso representa uma economia muito grande, porque essas pessoas eram abastecidas com carros-pipa. É uma conquista importante”, destacou Nelson Martins.

“A sensibilidade do governo fez com que hoje nós pudéssemos estar aqui, realizando esse grande sonho e entregando às comunidades esse grande benefício. A gente sente isso no semblante de cada uma das pessoas”, destacou o prefeito Clébio Pavone, de Quixeramobim.

Já para o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, “a inauguração do sistema de abastecimento d’água é um sonho realizado para as comunidades, que significa cidadania, água encanada. É uma conquista que a comunidade agradece muito”, reforçou.

Após participar da inauguração do sistema de abastecimento d’água de Quixeramobim, Nelson Martins esteve na Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Banabuiú, na Escola Profissional de Quixeramobim.

“O Ceará é reconhecido nacionalmente como o mais evoluído em termos de organização das suas bacias hidrográficas. A gente fica feliz, porque o Estado tem uma equipe técnica que tem feito um grande trabalho junto com os representantes das bacias”, pontuou Nelson.

O reconhecimento vem da comunidade

A presidente da Associação das comunidades de Caracol e Tamanduá, Joana D’Arc enxerga a implantação do sistema como um divisor de águas. “A importância do sistema é que ele é vida, porque a gente tinha a maior dificuldade de água e agora nós temos na porta de casa, para fazer tudo”, comemorou a agricultora, de 32 anos.

As solenidades contaram com as presenças dos deputados estaduais Osmar Baquit e Leonardo Pinheiro, do presidente da Ematerce, Antônio Amorim, além de lideranças locais.

Ouça

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins falou da importância da ação para essas famílias.