Comunidades de Quixelô recebem sistemas de abastecimento de água para o benefício de 173 famílias

21 de dezembro de 2018 - 19:10 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Davi Pinheiro - Fotos

O secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participaram, nesta sexta-feira (21), da entrega de dois sistemas de abastecimento de água, dentro do Projeto São José III, no município de Quixelô, na região Centro-Sul do Estado.

“Estamos muito felizes em representar o governador Camilo Santana. Essas obras hídricas do São José III são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Aqui em Quixelô, nós temos várias parcerias importantes, como a estrada do Cavaco, que está sendo concluída; o piçarramento da Estrada do Peixe, que está em andamento, a conclusão do abatedouro de Quixelô”, relatou Nelson Martins.

Ao todo, 173 famílias foram beneficiadas nas comunidades de Vila Umarizinho e Vila Acampamento. Para tanto, o Governo do Ceará investiu R$ 644.520,67.

“A importância dessas inaugurações se dá, primeiro porque nós estamos tratando da qualidade de vida, que repercute diretamente na saúde e no bem-estar da população. Quando você fala de água potável na torneira das casas, você está falando do principal tratamento de saúde pública; segundo por causa da comodidade, porque durante muito tempo a única forma de abastecimento era carregando nas costas e nos lombos dos jumentos”, completou De Assis Diniz.

Benefício ao homem do campo

Aos 42 anos de idade, Francisco Raimundo da Silva Filho, morador da Vila Umarizinho resumiu o sentimento da comunidade. “Nós recebemos outros projetos do Governo do Ceará, como trator, poço profundo e outros. E um projeto desse não beneficia a comunidade só pela água em si, mas pela qualidade que ela tem e pela saúde que traz pra gente”, disse o agricultor.

Os sistemas de abastecimento de água no Ceará

Desde 2015 foram entregues pouco mais de 600 sistemas de abastecimentos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), equivalente a mais de R$ 120 milhões investidos.

A prefeita Fátima Gomes participou do evento, acompanhada do seu secretariado e dos vereadores locais. “Isso aqui é exemplo de luta, exemplo de união, de contar com pessoas que tem o pensamento voltado para o interior”, destacou Fátima.

As solenidades também contaram com as presenças do deputado Marcelo Sobreira e do coordenador Márcio Peixoto, da SDA.