Comunidades de Russas recebem secretários em reunião para implantação de sistema de abastecimento de água

19 de dezembro de 2018 - 15:17 # # # #

Wilson Zanini Gestor de Reportagem
Thiara Montefusco Fotógrafa / Governo do Ceará

Na manhã desta quarta-feira (19), o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Leite, e do prefeito de Russas, Weber Araújo, reuniu-se com representantes das comunidades de Piauí I e II, no município de Russas, na Região do Vale do Jaguaribe. O objetivo foi deliberar sobre a implantação do sistema de abastecimento de água que atenderá à localidade de Piauí I e sobre uma forma de incluir a comunidade de Piauí II. Serão beneficiadas diretamente 40 famílias, nas duas comunidades. No início de dezembro, as comunidades de Lagoa Grande, Mundo Novo e o assentamento Croatá/Jandira receberam esse benefício.

“Estamos assumindo um compromisso com vocês, aqui. O pessoal do Sisar vai fazer o projeto lá de Piauí II e a gente vai incluir no Projeto São José IV. O São José III já está sendo concluído e a SDA está nas negociações finais do São José IV”, explicou Nelson Martins.

Para José Leite, o acréscimo da implantação do sistema na comunidade de Piauí II acontecerá de qualquer forma. “Se der para a gente fazer com outros recursos, antes do projeto São José IV, que acontecerá em 2019, faremos logo. Se não der certo faremos dentro do Projeto mesmo”, enfatizou o representante da SDA.

“Nada melhor do que essa visita aqui na comunidade do Sítio Piauí, para que a gente possa solucionar esse problema da água que há tantos anos afligem a comunidade”, defendeu o prefeito Weber.

Esperança dá lugar à realidade

Patriarca das duas comunidades, Adelino José Pereira, agricultor de 92 anos, não escondeu a felicidade. “Esse sistema é um sistema de vida. Nós já carregamos água por três léguas, em cabaças, nos jumentos. Até pouco tempo eu ainda carregava água. Agora isso vai acabar”, comemorou. (Foto 2483)