Casa da Mulher Brasileira realiza seminário no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

22 de novembro de 2018 - 17:35 # #

Desde sua inauguração, em 23 de junho, até o mês de outubro, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) atendeu mais de 5 mil mulheres em situação de violência. O número é um alerta para entender a questão como um fenômeno estrutural, de responsabilidade de toda a sociedade. Amanhã, dia 23, a partir das 8h30, a Casa realiza seminário para debater violências de gênero na contemporaneidade, com foco nas mulheres e população LGBTT.

O debate é alusivo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher (25) e contará com a participação de professoras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e representantes da Casa da Mulher Brasileira, além de profissionais que compõem o equipamento, como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Delegacia da Mulher.

A CMB atende mulheres que sofrem qualquer tipo de violência de gênero, tais como: violência doméstica (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), assédio moral, assédio sexual, negligência, violência institucional, pornografia virtual, entre outras formas de violência. Ela integra no mesmo espaço serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes.

Sobre o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

O dia 25 de novembro serve para denunciar a violência contra as mulheres no mundo tudo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. A convocação foi iniciada pelo movimento feminista latinoamericano em 1981 para marcar a data em que foram assassinadas as irmãs Mirabal na República Dominicana. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas em sua resolução 54/134 assumiu o 17 de dezembro como data para a jornada de reivindicação convidando a governos, organizações internacionais e organizações não governamentais a convocar atividades dirigidas a sensibilizar a opinião pública sobre o problema da violência contra a mulher.

Serviço

Seminário do Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
Local: Casa da Mulher Brasileira – Rua Tabuleiro do Norte com rua Teles de Sousa s/n, bairro Couto Fernandes.
Horário: 8h30 às 12h
Telefone da Casa da Mulher Brasileira: 3108.2999