Governo do Ceará reúne prefeituras em seminário para atração de investimentos

21 de novembro de 2018 - 16:43 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom - Adece
(85) 99609-8022 -

Alternativas para desenvolver o Ceará de ponta a ponta por meio da geração de emprego e renda nas mais diversas regiões do Estado foram tema discutido na última quarta-feira (21), no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). O local sediou a primeira edição do Seminário Sobre Atração de Investimentos para Prefeituras do Estado do Ceará, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Com apoio da FIEC, do SEBRAE-CE e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o evento contou com a presença de aproximadamente 70 municípios cearenses representados por prefeitos, secretários e/ou assessores ligados ao desenvolvimento econômico de suas localidades.

A parceria com as prefeituras municipais para melhorias na educação, com o programa Educação na Idade Certa, e na segurança por meio das câmeras de monitoramento e ampliação do efetivo policial no interior do estado, foram destacadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins. De acordo com ele, agora, o grande desafio é na área do desenvolvimento. “A Adece, a SDE e a própria Aprece, junto com o Governo e com a FIEC, pretendem estreitar mais as relações com os municípios para a atração de empresas. Muitas vezes, empresas não querem ir para um local sem estrutura. Essa parceria, assessoria e capacitação, além da melhoria nos incentivos, poderão fazer com que o desenvolvimento aconteça. É um desafio, mas se alcançarmos, teremos uma melhoria na redução das desigualdades no nosso Estado e, evidentemente, gerar emprego e renda”, disse.

Também presente na abertura do evento, o presidente da FIEC, Beto Studart, destacou o Observatório da Indústria, lançado recentemente pela Federação das Indústrias, como ferramenta disseminadora de informações das atividades econômicas e do potencial de cada município. “A FIEC é apenas uma promotora do desenvolvimento. Essa interação serve como elo entre o cidadão, empresário, empreendedor e a autoridade, que é o prefeito. Esse ambiente, que já está muito bem criado pelo governador Camilo Santana, precisamos estender para os municípios de tal forma que possamos promover o desenvolvimento que o Estado precisa”, completou.

A descentralização da economia e a criação de emprego e renda nos municípios do interior do estado foram pontuadas pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), César Ribeiro. Conforme o secretário, o Governo do Estado está trabalhando para que as cidades com Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) mais baixo tenham incentivo do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) de forma automática, dentro do decreto, a partir de 75%. “Com isso, vamos buscar trazer e criar condições para que esses investimentos não fiquem somente na Região Metropolitana, mas no Interior do Estado”, disse.

Site para atrair investimentos é lançado

O evento protagonizou ainda o lançamento de um site do Governo do Ceará, desenvolvido pela Adece e voltado exclusivamente a atrair investimentos para o território cearense. Por meio do endereço eletrônico http://invest.adece.ce.gov.br, o empreendedor poderá ter acesso a informações dos municípios, suas potencialidades, setores mais propícios para investimento, além de guias de incentivos fiscais e demais informações.

“O grande desafio é criar a ambiência de negócios. Esse seminário vem justamente para auxiliar as prefeituras a fazerem isso. Criamos uma ferramenta, um site voltado para o investidor, onde vamos disponibilizar as condições de cada município. Eles terão a possibilidade de apresentar sua política de desenvolvimento econômico e o que têm de melhor oferecer. A intenção da Adece é criar essa ambiência. Ela estando pronta, fica mais fácil a atração de novos negócios e de, principalmente, manter os já existentes”, explicou o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Auxílio aos prefeitos

A primeira edição do Seminário contou ainda com as palestras “Como obter dados econômicos e sociais sobre o município por meio de estudos realizados pelo IPECE”, proferida pelo analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Cleyber Medeiros; “Empresa Simples”, realizada pela presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro; “Como os municípios podem se preparar para atrair investimentos”, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Economia Ceará (CORECON-CE), Lauro Chaves Neto; além da apresentação dos cases de sucesso dos municípios de Pacajus e Juazeiro do Norte, por meio de seus secretários de Desenvolvimento Econômico, Roberto Cariri e Michel Araújo, respectivamente.

A instalação do Fórum Cearense de Dirigentes Municipais de Desenvolvimento e Inovação, conduzida pelo superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo, foi outro momento importante do evento. Já a ferramenta Observatório da Indústria, foi apresentada aos gestores municipais pelos representantes da FIEC Sampaio Filho e Guilherme Muchale.