Seminário estimula atração de investimentos pelos municípios cearenses

20 de novembro de 2018 - 11:35 # # # #

Beatriz Sugette / Paola Vasconcelos - Ascom da Adece / Ascom da SDE
Adece: (85) 3457.3330 / 99609.8022 - SDE: (85) 3444.2939 / 98439.6457 -

Fomentar a economia dos municípios cearenses por meio da geração de emprego e renda, promovendo uma sinergia entre o Governo do Ceará e as prefeituras municipais, é o objetivo da primeira edição do Seminário sobre Atração de Investimentos para Prefeituras do Estado do Ceará, que acontece nesta quarta-feira (21/11), de 08h30min às 12h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento é uma promoção do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com apoio da FIEC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE). A abertura do seminário contará com a participação do Secretário-Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do presidente da FIEC, Beto Studart.

Com público-alvo de prefeitos e secretários das pastas relacionadas ao desenvolvimento econômico, o seminário vai trazer temas e apresentar ferramentas para dar suporte à organização do ambiente de negócios dos municípios para captar investimentos. No evento, será lançado também um site desenvolvido pela Adece voltado exclusivamente para investidores.

A ideia, de acordo com o titular da SDE, secretário Cesar Ribeiro, é despertar a atenção das prefeituras e seus gestores para a importância da captação de investimentos para gerar riquezas para os municípios, por meio de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico. “Uma das diretrizes de atuação do Estado na área do desenvolvimento econômico é fazer a interiorização de investimentos. Já temos ações nessa área, como a concessão de benefício fiscal a empresas que se instalarem em municípios com baixo IDM (índice de desenvolvimento municipal), que está em implantação, mas as prefeituras também têm que se preparar no âmbito da legislação e na estruturação dos municípios para se tornar atrativa a investidores”, disse.

Por meio de palestras ministradas por autoridades cearenses, o evento prevê a troca de conhecimentos e a criação de uma ambiência de negócios para a atração de investimentos. Uma das ferramentas que serão apresentadas será o novo site desenvolvido pela Adece, um espaço interativo com informações estratégicas do Estado e suas regiões que vão auxiliar a ação dos investidores.

“A ferramenta será uma espécie de vitrine para os municípios aos olhos dos investidores, que poderão coletar informações regionais e escolher a localidade apropriada para instalar seu empreendimento. O evento será uma oportunidade única de apresentarmos detalhadamente esse mecanismo pensado especialmente para o desenvolvimento regional. Cada município terá a oportunidade de alimentar esse banco de dados e será instruído durante o encontro”, explica o presidente da Adece, Eduardo Neves.

O I Seminário Sobre Atração de Investimentos para Prefeituras do Estado do Ceará conta As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 85 3457-3304 ou pelo e-mail virna.aguiar@adece.ce.gov.br. O evento é aberto à participação do prefeito e um secretário ligado ao Desenvolvimento Econômico do município ou dois representantes da Prefeitura.

 

Descentralização de investimentos públicos

A interiorização dos investimentos é uma das estratégias de atuação do Governo do Ceará na área do desenvolvimento econômico. Dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mostram que, nos últimos três anos, o Ceará desconcentrou a aplicação dos recursos públicos. Isso significa que o interior do Estado recebeu, proporcionalmente, mais investimentos que a Região Metropolitana de Fortaleza. Essa desconcentração foi demonstrada pelo Índice de Concentração Regional dos Investimentos Públicos no Ceará (ICI), que considera o valor empenhado dos investimentos e a população da Grande Fortaleza e do Interior. Em 2017, o valor per capita dos investimentos públicos realizados pelo Governo do Ceará na Grande Fortaleza foi de R$ 251,79 por habitante.

 

Programação

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 8h40 – Abertura e boas-vindas

Palavra do Presidente da FIEC – Beto Studart (5min)

Palavra do Chefe da Casa Civil – Nelson Martins (5min)

 

8h40 às 8h55– Painel I

Palestrante: Cesar Ribeiro – Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará

Tema: Desenvolvimento Econômico Sustentável – A importância da atração de investimentos para o desenvolvimento econômico do município (15min)

8h55 às 9h10 – Painel II

Palestrante: Eduardo Neves – Presidente da ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará

Tema: Estruturação da ADECE para dar suporte aos municípios e lançamento do site para atrair investidores (15min)

9h10 às 9h30 – Painel III

9h10 às 9h30 Palestrante: Sampaio Filho – Líder do Observatório da Indústria da FIEC e presidente do Simec

Tema: Observatório da Indústria e o Desenvolvimento Regional do Ceará (15min)

9h30 às 10h15 – Painel IV

9h30 às 9h45 Palestrante: Flávio Ataliba – Diretor Geral do IPECE

Tema: Como obter dados econômicos e sociais sobre o município por meio de estudos realizados pelo IPECE (15min)

9h45 às 10h Palestrante: Carolina Monteiro – Junta Comercial do Ceará

Tema: Empresa simples (15min)

 

10h às 10h15 Palestrante: Lauro Chaves Neto – Presidente do CORECON

Tema: Como os municípios podem se preparar para atrair investimentos (15min)

10h15 – 11h15 – Brunch

 

11h15 às 12h – Painel V

11h15 às 11h30 Palestrante: Joaquim Cartaxo – Superintendente do SEBRAE-CE

Tema: Instalação do Fórum Cearense de Dirigentes Municipais de Desenvolvimento e Inovação (15min)

 

11h30 às 11h45 Palestrante: Roberto Cariri – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pacajus

Tema: Atração de investimentos – Um desafio diário de contínuo (15min)

 

11h45 às 12h Palestrante: Michel Oliveira Araújo – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte

Tema: Ecossistema inovação (15min)

 

Serviço

I Seminário Sobre Atração de Investimentos para Prefeituras do Estado do Ceará

Data: 21 de novembro de 21 de novembro de 2018
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota
Horário: 8 horas
Mais informações e inscrições: 85 3457-3304 ou virna.aguiar@adece.ce.gov.br