Membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial  tomam posse hoje (20)

19 de novembro de 2018 - 08:56 # # #

O grupo será responsável por acompanhar e deliberar metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, quilombola, cigana e povos de terreiro

Na data em que se homenageia o Dia da Consciência Negra (20), o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR) do Estado do Ceará dá posse aos seus novos membros, em cerimônia marcada para as 14h, no Palácio da Abolição.

Criado em 2016, o Conselho é composto por representantes do governo e da sociedade civil organizada e vinculado diretamente ao Gabinete do Governador. Possui a finalidade de acompanhar e deliberar  critérios e parâmetros para a implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, quilombola, cigana e povos de terreiro.

O órgão abrange 13 representações governamentais titulares e seus respectivos suplentes, as secretarias representadas são: Desenvolvimento Agrário, Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Juventude, Cultura, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Recursos Hídricos e Igualdade Racial. Por sua vez, a sociedade civil organizada, integra o conselho com representações de mulheres negras, mulheres indígenas, indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ciganos, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, entidades de classe e artística.