Secretário Élcio Batista cumpre agenda oficial de inovação e práticas digitais na Europa

5 de novembro de 2018 - 16:09 # # # # #

Ciro Câmara - Gestor de secretarias
Carlos Gibaja - Foto

O secretário Chefe do Gabinete do Governador do Ceará, Élcio Batista, cumpre agenda oficial no Exterior desde esta segunda-feira (5). Até a próxima quinta-feira (9), Élcio estará em Lisboa, onde participa, entre outras agendas, da Web Summit 2018, a mais renomada feira de tecnologia do mundo, que chega pela terceira vez à capital portuguesa.

Na pauta, as estratégias do Ceará para a implantação de um ecossistema de inovação e práticas de governo digital, numa conjuntura em que o Ceará está em franca integração do Hub de Dados, com 13 cabos submarinos interligando o planeta passando pelo Ceará, e trabalha o incentivo às startups. O encontro ocorre no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Serão cerca de 1.200 oradores, 1.000 startups, e 70.000 participantes de todo o mundo.

Entre os oradores deste ano, destacam-se personalidades como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, a atriz Maisie Williams, o presidente executivo do eBay, Devin Wenig, o presidente executivo da Nestlé, Mark Schneider, o ‘designer’ de moda Alexander Wang e o presidente da Microsoft Corporation, Brad Smith, entre outros.

Agenda oficial

Nesta segunda, Élcio tem encontro com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB), para conhecer detalhes do regime societário e tributário para startups portuguesas; mapear os principais players do mercado e oportunidades de intercâmbio Brasil-Portugal. Visita ainda a Uniplaces HQ e a Farfetch, grandes cases de sucesso do país em tecnologia e se encontra com diretores do Deutsche Bank.

De terça a quinta-feira, ele participa da Web Summit 2018, em articulações com a Agência para o Investimento e Comércio Exterior de Portugal (AICEP) e Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

Palestra no Circuito Eça de Queiroz

Élcio ainda terá encontro com o secretário de Estado da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, para alinhar acordo de colaboração para a implementação de boas prática de governança digital; com o Conselho da Agência de Modernização Administrativa do Governo de Portugal; e finaliza a agenda portuguesa proferindo palestra sobre os avanços e potencialidades do Ceará no Circuito Eça de Queiroz.