Chefe de Gabinete do Governador apresenta áreas estratégicas do Ceará para diretoria da FCDL

18 de junho de 2018 - 14:40 # # #

Marcos Studart - Fotos

Os principais projetos e ações do Governo do Ceará para quatro áreas estratégicas – Educação, Economia, Saúde e Segurança – foram apresentados pelo secretário-Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, em palestra como convidado da reunião de diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), realizada na tarde desta segunda-feira (18), na sede da entidade, em Fortaleza.

O encontro reuniu dirigentes de todas as regiões do Estado. Por uma hora, Élcio enumerou avanços do Estado nos últimos anos e esclareceu dúvidas dos presentes nas áreas prioritárias.

Na Educação, Élcio destacou a construção de 230 escolas de Tempo Integral até o fim do ano – já atingindo a meta prevista pelo Ministério da Educação para 2024. “Nosso objetivo agora é universalizar as escolas de Tempo Integral para toda a rede pública”. Outros pontos citados foram as inaugurações de 12 Centros Cearenses de Idiomas; a aprovação de 16.897 estudantes da rede pública em universidades em 2017; os números de aprendizagem na idade certa, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que 77 das 100 melhores escolas públicas brasileiras são do Ceará. “Nossa revolução se dá pela Educação”, asseverou Élcio.

Na mesma linha, o secretário apontou que o desenvolvimento econômico do Estado precisa de um salto para duplicar sua participação de Produto Interno Bruto no Brasil e a renda per capita do Ceará em até dez anos. “O setor produtivo tem um papel muito importante nesse ponto. O Estado tem que criar os mecanismos para fortalecer a educação, uma legislação tributária eficiente, com incorporação tecnológica e contar com o apoio do setor produtivo”.

Entre os vetores de crescimento acelerado da Economia, Élcio ressaltou o Hub Aéreo, que impacta 800 milhões no PIB cearense, com grande repercussão no setor de comércio e serviços; o Hub Portuário, com o acordo com o Porto de Roterdã; e o Hub Tecnológico, com a parceria com a Angola Cables; além da Transnordestina.

“Não precisamos de um Estado paternalista. O cearense só vencerá pela Educação, pelo trabalho, se tiver oportunidades. E é nisso que temos apostado”, enfatizou Élcio.

A Saúde teve como pontos enaltecidos a construção de 34 UPAS no Estado, sendo 12 em Fortaleza; 19 Policlínicas em funcionamento, e outras três em construção; 25 Centros de Especialidades Odontológicas, 12 hospitais, com destaque para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em construção em Limoeiro do Norte; é um total de 132 municípios atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na área da Segurança, Élcio apresentou as linhas de ação do Pacto por um Ceará Pacífico, “o mais bem estruturado do Brasil”, que trabalha na integração de ações entre o Poder Público e diversas áreas da sociedade. Ele antecipou que o secretário da Segurança e Defesa Social, André Costa, será o convidado da reunião do próximo dia 16 de julho.

Diálogo aberto

O presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, destacou o diálogo contínuo do comércio varejista com o Governo do Ceará. Ele lembrou que Élcio esteve, em maio, em encontro similar na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e que, devido ao sucesso, estendeu o convite para a FCDL.