Municípios cearenses recebem Programa Sinalize e maquinários agrícolas do Governo do Ceará

7 de junho de 2018 - 15:21 # # # #

O Governo do Ceará prossegue com os investimentos no interior do Estado. Nesta quarta-feira (6), quatro municípios receberam uma comitiva com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins; do superintendente do Detran, Igor Ponte, e do coordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda, além de parlamentares e autoridades locais.

Quixeré e Russas, na região do Vale do Jaguaribe; Banabuiú, no Sertão Central, e Ocara, no Maciço de Baturité, tiveram a implantação do Programa Sinalize autorizada, somando investimentos da ordem de R$ 2,7 milhões e totalizando 80.000 m² de área a ser pavimentada, o que beneficiará um total de 129 mil habitantes.

Na ocasião, Ocara também recebeu investimentos do Programa São José III, e nove municípios foram contemplados com a aquisição de 14 tratores, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Este evento contou com a presença do diretor financeiro da Ematerce, Inácio Mariano. O investimento foi de quase R$ 1,4 milhão.

Segundo Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana nos eventos, esta quarta-feira foi um dia de grandes investimentos para inúmeras cidades do interior. “Somando o programa Sinalize com a entrega dos tratores, somente hoje nós temos investimentos de cerca de R$ 4 milhões. No caso do Sinalize, nós vamos atender todos os 184 municípios e, no caso dos tratores, o governador Camilo Santana liberou em março, a entrega de 80 tratores, o que corresponde a um montante de R$ 120 milhões. As comunidades selecionadas vão receber não só o trator, mas também um projeto produtivo para desenvolver e gerar emprego nas comunidades”, concluiu.

Programa Sinalize

“Hoje é um dia muito importante porque o Sinalize passa por quatro municípios, onde o Governo do Ceará, através do Detran, busca melhorar as condições de segurança no trânsito, com melhorias e intervenções urbanas, deixando as cidades mais bonitas e com o mesmo padrão de qualidade utilizado nas rodovias do Estado”, comentou o superintendente Igor Ponte.

Lançado em dezembro de 2017, pelo Governo do Ceará, o programa tem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Ceará. O investimento na áreas urbanas dos 184 municípios cearenses é de R$ 120 milhões.

O Sinalize é executado por meio de uma parceria entre o Detran e as prefeituras. Após implantado, os municípios devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito.

Os municípios

O prefeito de Quixeré, Francisco Raimundo Santiago Bessa, reforçou que a obra é essencial para a cidade. “É uma necessidade que nós temos para deixar a cidade mais bonita e segura. E as ruas contempladas dão acesso à lagoa recém urbanizada, que será uma das principais áreas de lazer de Quixeré”, disse.

Prefeito de Russas, Raimundo Weber de Araújo falou sobre a valorização dos municípios do interior. “A ação do Governo do Ceará é muito correta, porque trará mais segurança para o trânsito da nossa cidade, além de deixa-la mais bonita. É um grande programa. Eu costumo dizer que a vai deixar a nossa avenida Dom Lino sendo chamada de ‘Dom Linda’”, brincou.

Em Banabuiú, o prefeito Francisco Hermes Nobre comemorou o recebimento do Sinalize. “Eu sei o compromisso que o Governo do Ceará tem com a gente. Sempre que fazemos os pedidos, sabemos que a solução vai ser encaminhada. Eu espero que a parceria entre o Governo e as prefeituras continue assim. Vamos agilizar para fazer a nossa parte, porque o Estado já está aqui fazendo a parte dele”, agradeceu.

Para a prefeita Amália, de Ocara, os quatro tratores que chegam ao município representam a realização de um sonho para 60% da população municipal, que vive na zona rural, e colaboraram com o desenvolvimento da cidade. “Ocara está muito satisfeita, a gente precisa dar uma cara nova a nossa cidade”, destacou a gestora que também recebeu do Governo do Ceará uma ordem de serviço do Programa Sinalize.

Entrega dos tratores

Essa foi a quarta entrega do Projeto São José. A primeira ocorreu no município de Campos Sales e atendeu a 21 comunidades rurais do Cariri Oeste. A segunda e a terceira atenderam, respectivamente, Groaíras (1 trator), e as regiões do Sertão Central e do Alto Vale do Jaguaribe, com a entrega de 14 tratores aos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Tabuleiro do Norte.

O diretor financeiro da Ematerce, Inácio Mariano, lembrou a missão com a qual criada a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o período em que Camilo Santana ocupou a titularidade da pasta, entre 2007 e 2010. “O governador adquiriu 180 máquinas distribuídas nos mais diversos municípios do Estado do Ceará. A região do Maciço do Baturité foi agraciada com seis desses tratores e, com certeza, irão contribuir com o desenvolvimento, as ações e os projetos voltados à agricultura familiar”, pontuou durante a entrega dos equipamentos para os municípios de Acarape, Barreira, Baturité, Maranguape e Redenção.

“Eu vou completar 55 anos no dia 22 de junho e esse trator é quase um presente para nós da comunidade”, relatou o presidente da Associação Comunitária Bola de Cima, Silveira Ferreira da Cruz. “Vai ser um sucesso: um trator desses é como uma pessoa que tinha uma perna só e, com ele, conserta a outra”, completou.