Encontro define primeiras diretrizes do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

25 de maio de 2018 - 17:46 # # #

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres esteve reunida, durante todo o dia de hoje (25), com representantes de movimentos sociais, feministas e de mulheres para elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

O documento traz metas de médio e longo prazos para ser consolidado e aprovado como política pública. O Plano é fruto de diálogo permanente acerca de proposições em diversas áreas, reafirmando a importância de avançar na garantia de direitos às mulheres. Entre os encaminhamentos, está o Programa Integrado de Atenção e Cuidado às Mulheres em situação de violência doméstica e sexual e de prevenção ao feminicídio, assegurando um recorte étnico-racial, de orientação sexual e de geração e em diálogo com os movimentos de mulheres e profissionais da área. Outro ponto suscitado foi assegurar ações específicas para o enfrentamento da violência, abrangendo equipamentos como hospitais estaduais, centros de saúde, escolas, Polícia Civil e Militar, Pefoce e Serviços Sociais.

O Plano contempla programas direcionados à prevenção à violência e ao feminicídio, formação e capacitação de gestoras e profissionais das secretarias de Governo, reestruturação de equipamentos e fortalecimento da Rede de Enfrentamento. Segundo a titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Camila Silveira, “todas as propostas serão aprofundadas e avaliadas pelo Grupo de Trabalho. É um trabalho feito conjuntamente e que traz um olhar holístico em torno das situações das mulheres no Ceará”.