Seminário discute estratégias para os próximos 30 anos do Estado

14 de maio de 2018 - 17:02 # #

Caio Faheina - Repórter
José Wagner - Foto

Em seminário realizado no Centro de Eventos do Ceará nestas terça e quarta-feira, representantes do Estado e da sociedade civil apresentam estratégias para o futuro. O evento é gratuito e terá transmissão via Facebook

O Ceará de hoje enxerga um novo Estado daqui a 30 anos. São três décadas vindouras para repensar o desenvolvimento sustentável – de forma socioeconômica e ambiental – e fortalecer a participação coletiva cearense. Diante dos cenários que passaram e dos que estão por vir, será realizado, nestas terça,15, e quarta-feira,16, o seminário “O Ceará que será em 2050”. O evento reunirá sociedade civil, pesquisadores e representantes do Estado no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são gratuitas.

O seminário é uma extensão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, lançado em outubro último pelo governador Camilo Santana. Na ocasião, representantes da Fundação de apoio à Pesquisas no Ceará e Nordeste (Astef) e Universidade Federal do Ceará (UFC), instituições responsáveis pela elaboração da plataforma, também estiveram presentes, além de cerca de mil convidados.

Desde o lançamento do Ceará 2050, de acordo com o Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, a UFC tem feito “os estudos necessários para investigar o Ceará dos últimos 30 anos, bem como a radiografia do presente, tentando identificar as potencialidades que temos hoje e quais são os nossos desafios”.

O secretário explica, ainda, que, no evento dos próximos dias, serão apresentadas práticas desenvolvidas em outros estados e países (benchmarking) para “saber se é possível trilhar o mesmo caminho ou adequar aquilo que fizeram ao nosso Estado e à nossa história”. “São experiências que possamos utilizar para o desenvolvimento no Estado. Isso está sendo levantado para que esses modelos possam ser confrontados com a nossa realidade”, disse.

Outro destaque do seminário será a Conferência Magna – Inovação e Desenvolvimento: construindo o futuro que queremos, apresentada por Rivadávia Alvarenga Neto, ex-presidente da HSM. O evento será gratuito e terá transmissão via Facebook.

Desde abril, a plataforma Ceará 2050 está colhendo depoimentos, sugestões e críticas da população para explorar a capacidade do Estado. Saúde, educação, seguranças pública e hídrica, geração de emprego e renda são temas pesquisados a fim de acelerar as possibilidades cearenses para o futuro. A Consulta Pública segue até o próximo dia 30 de junho .

Desenvolvimento econômico e humano

Integrando o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, lançado em 2015, o Ceará 2050 vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas. Conforme analisa Élcio Batista, o que destoa a realidade brasileira de outras – de países que tiveram um crescimento mais veloz – é o abandono da visões de longo prazo. “De você olhar para o futuro, estabelecer quais são as metas e fazer com que toda a sociedade caminhe para aquela direção. O Ceará está se preparando para esse futuro”, finalizou.

Veja a programação

Serviço

Seminário “O Ceará que será em 2050”
Quando: 15 e 16 de maio (terça, às 14h, e quarta-feira, às 8h)
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Inscreva-se: bit.ly/cearaquesera