Investimentos possibilitam redução de 40% nos roubos e furtos no Centro de Fortaleza

8 de maio de 2018 - 10:32 # # # #

Aline Freires - Ascom / SSPDS

Os dados foram divulgados em reunião ocorrida na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza)

Os investimentos realizados pelo Governo do Ceará na área da segurança pública possibilitaram redução considerável nos índices de criminalidade no Centro de Fortaleza. Em reunião nesta segunda-feira (7), na sede Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), os secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador) e André Costa (Segurança Pública) apresentaram as medidas adotadas para a região, o que ocasionou redução de 40% nos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Furto, cada.

Conforme dados repassados pela Assessoria de Análise Estatística e Criminal (Aaesc) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a redução no CVP, que inclui todos os tipos de roubo, exceto latrocínio, foi de 39,9%. Foram 549 ocorrências até o mês de abril de 2018, contra 913 casos, em 2017. A diminuição já vem por quatro meses seguidos, assim como o Furto, que teve uma redução também de 39,9% até abril. O número de ocorrências, que eram de 1.207, no ano passado, reduziu para 726.

Para o secretário André Costa, “o Centro é uma região muito importante no contexto Capital e Ceará, por se tratar de uma área com uma população flutuante de mais de 600 mil pessoas diariamente. Após a nomeação da primeira turma do concurso da PMCE, em outubro de 2017, nós destinamos um número de novos profissionais para atuarem em todo aquele território, que demanda uma distribuição estratégica e um olhar diferenciado”, disse.

Olhar diferenciado

Élcio Batista acrescenta que o Centro possui a segunda maior arrecadação do Estado e necessita de um olhar diferenciado. “Todas as cidades do mundo requalificaram seus centros. Não há como ter uma região como esta que funcione apenas durante o dia. Agora, precisamos tomar uma decisão política, pois sabemos que o Centro não funcionará 24 horas se for apenas comércio. Temos que trazer o máximo de entidades para cá, trazer vida, cultura e turismo também”, destacou.

Ainda durante o seu discurso, André Costa citou também que o canal aberto entre SSPDS e CDL tem sido fundamental para alcançar bons resultados. “Por várias vezes já viemos a CDL para discutir demandas e ouvir opiniões. Os bons números apresentados vêm após um conjunto de esforços por parte de todos os envolvidos. Vale ressaltar ainda que além do aumento no policiamento, nós analisamos a mancha criminal daquela região e a partir de cada Boletim de Ocorrência registrado, nós georreferenciamos essas atuações e direcionamos as ações policiais para horários e locais com maiores incidências. Inclusive, o Centro é uma região onde está prevista, até o fim do ano, a implantação de uma nova Unidade Integrada de Segurança, o que significa mais presença policial”, revelou.

A reunião foi capitaneada pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante. Sentados à mesa para também ouvir e debater as principais demandas, estiveram os comandantes gerais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronéis Ronaldo Viana e Heraldo Pacheco, respectivamente; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima; e o perito geral da Perícia Forense (Pefoce), Ricardo Macêdo.

Até o fim deste semestre, mais 1.400 novos profissionais de segurança se integrarão à Polícia Militar do Ceará (PMCE). Esse fortalecimento resultou ainda na intensificação das abordagens diuturnamente, bem como em operações de saturação visando às apreensões de armas de fogo e entorpecentes, e o combate às atividades ilícitas. Além das viaturas que patrulham pelo Centro, destacam-se ainda o policiamento ostensivo a pé, que é posto em locais estratégicos; e o ciclopatrulhamento, em que as equipes percorrem a região com a utilização de bicicletas, o que facilita o deslocamento pelos corredores centrais, considerados alguns dos mais movimentados da Capital.

Por fim, Assis Cavalcante, presidente da CDL, salientou que “sempre que é citado o aumento no contingente de policiais para o Centro de Fortaleza, é algo que deixa todos felizes. Isso porque quanto mais profissionais na rua, naturalmente as pessoas sentirão uma maior sensação de segurança. O número ainda precisa reduzir, mas esses índices foram muito maiores, e a gente percebe o resultado efetivo do trabalho policial”, finalizou.

Ouça

O secretário da SSPDS, André Costa, apresentou dados sobre a redução de furtos e CVP no Centro de Fortaleza.

André Costa citou também que o canal aberto entre SSPDS e CDL tem sido fundamental para alcançar bons resultados. O secretário confirmou reforço de policiamento no Centro de Fortaleza.