I Encontro Estadual do Programa Água Doce debate experiência do Ceará

27 de abril de 2018 - 11:13 # # #

Raquel Scarano - ascom@srh.ce.gov.br
Ariel Gomes - Foto

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) promove nesta sexta-feira (27) o I Encontro do Programa Água Doce (PAD) no Estado. O evento, que teve início nessa quinta-feira (26), é realizado no Centro de Eventos Dom Cláudio, em Fortaleza, e reúne gestores estaduais e municipais, além de representantes de comunidades beneficiadas PAD.

A programação do evento conta com apresentação do componente de sustentabilidade ambiental e de mobilização social, mesa com representantes das secretarias municipais de educação e saúde, curso de operação dos sistemas de dessalinização e a apresentação do Aplicativo do PAD, além da formação de grupos de trabalho para a troca de experiência.

A abertura contou com a presença do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; do coordenador do Água Doce no Ceará, Ricardo Marques, e representantes do Ministério do Meio Ambiente.

O programa

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do Semiárido.

No Ceará

Em 2012, o Ministério o Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, celebrou convênio com o Governo do Ceará, tendo a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) com executora. A partir daí deu-se a implantação e gestão de sistemas de dessalinização na região semiárida cearense.

A partir de uma lista elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, com 60 municípios cearenses, foram feitas análises socioambiental e técnica para determinar as comunidades beneficiadas. Esse levantamento considerou desde o número de família, no raio de um quilômetro, até a análise físico-química da água e do solo de cada região.

Em quase cinco anos do Programa Água Doce no Ceará, 212 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 36 equipamentos estão em processo de implementação. A previsão é que sejam investidos R$ 44,2 milhões com recursos dos governos Federal e Estadual.

I Encontro Estadual do Programa Água Doce
Dias: 26 e 27 de abril de 2018
Local: Centro de Eventos Dom Cláudio (Endereço: Rua Fausto Aguiar 700, Cambeba), às 9h