Vapt Vupt: Agendamento para emissão de RG passa a ser feito exclusivamente pelo site

23 de abril de 2018 - 14:50 # # # # #

Camille Soares / Andréa Araújo - ascom.sejus@gmail.com
Marcos Studart - Foto

As unidades de Vapt Vupt iniciaram, nesta segunda-feira (23), uma nova fase buscando a comodidade do cidadão que deseja emitir RG. O agendamento para a emissão do documento será realizado, exclusivamente, por meio eletrônico. Com a iniciativa, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) pretende otimizar o serviço e reduzir as filas nos equipamentos.

A partir de agora, os usuários deverão acessar o site da Sejus (www.sejus.ce.gov.br) e fazer o agendamento do atendimento. Antes, o atendimento podia ser feito online e presencialmente. Agora, todo o agendamento será feito através do site, podendo ser realizado de casa ou no próprio Vapt Vupt, nos estandes do e-Vapt.

“Temos computadores disponíveis em todas as unidades, com o e-Vapt, e lá daremos o suporte para o cidadão fazer seu agendamento”, destaca Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus. E complementa: “Nossa orientação é que o cidadão esteja com vinte minutos de antecedência no balcão da Pefoce para conferência dos documentos e ativação da senha. O não comparecimento em data e horário marcados implica no cancelamento do protocolo”, observa.

A medida vem quase dois meses após ser implantado o agendamento virtual para a emissão de primeira e segunda vias de RG. Apesar do percentual de evasão dos cidadãos – que agendavam o atendimento e não compareciam – ter alcançado um índice maior que o previsto, a novidade foi avaliada positivamente.

“Tivemos 46% de evasão, ou seja, a cada 100 agendamentos, 46 pessoas não compareceram no horário previsto para realizar seu serviço. Isso prejudica o atendimento, mas conseguimos driblar essas ausências e ter uma evolução com a oferta desse serviço online”, pontua Lustosa.