Ceppir participa de Seminário Sobre Políticas de Igualdade Racial em Brasília

18 de abril de 2018 - 13:58 # # #

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) participou nos dias 17 e 18 de abril, em Brasília, do Seminário Sobre Políticas de Promoção da Igualdade Racial, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos. A coordenadora Zelma Madeira e a orientadora da Célula de Articulação Regional de Promoção da Igualdade Racial, Daiane Daine,representaram a Coordenadoria.

O evento foi realizado na sede da Secretaria e contou com a participação de gestores estaduais e distritais de Promoção da Igualdade Racial. Enquanto a SNPIR apresentou as políticas públicas que acompanha, coordena e executa através de sua nova estrutura e em conjunto com os órgãos federais envolvidos; o Ministério dos Direitos Humanos apresentou sua estrutura atual.

Além de debates, a programação também contou com uma apresentação do Grupo de Trabalho Interministerial de políticas para a população negra sobre as atividades realizadas. A Coordenação Executiva da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) aproveitou a reunião dos gestores para comentar sobre o evento, a ser realizado de 27 a 30 de maio, em Brasília. O tema deste ano será “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

“Este seminário representou uma oportunidade de conhecer as ações de promoção da igualdade racial nos Estados brasileiros, socializar informações e fortalecer a política no cenário nacional. Neste encontro, os gestores contribuíram no sentido de qualificar a IV CONAPIR, de modo que essa se configure como um espaço democrático e participativo para as populações que historicamente sofreram e sofrem discriminações étnico-raciais”, destacou Zelma Madeira.