Centro de Tecnologia Mineral do Cariri será inaugurado nesta quinta-feira (5)

4 de abril de 2018 - 11:06 # # #

Unidade Tecnológica de Beneficiamento, em Nova Olinda, irá agregar valor e competitividade à Pedra Cariri

O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC) será inaugurado dia 5 de abril, às 16h, com a presença do secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda. A nova Unidade Tecnológica de Beneficiamento da Pedra Cariri é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e irá agregar valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri.

A ideia é contribuir para agregação de valor à Pedra Cariri, reduzindo perdas e viabilizando o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais. O CTMC será uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico e social na região. Todo o material recebido será triado e terá procedência e legalização registrada. Os fósseis possivelmente encontrados neste rejeito serão depositados no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri (Urca). A unidade terá auto-suficiência financeira através de recursos obtidos com o beneficiamento e comercialização de placas de calcário.

Para a execução do projeto, foram investidos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica – FIT, da ordem de R$ 859.908,00. A reforma e adaptação do galpão durou cerca de um ano e custou R$ 431.777,27.

Serviço:

Inauguração do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri

Data: 5.4.2018
Local: Rodovia CE- 166. Distante 2 km do Centro de Nova Olinda.
Hora: 16h