Governo do Ceará certifica 334 empreendedores no Grande Bom Jardim

26 de março de 2018 - 11:53 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom / STDS
Queiroz Netto - Fotos

Uma manhã para reafirmar o protagonismo da comunidade. Para dar voz e vez à periferia. Foi assim que ocorreu, neste sábado (24), a certificação dos 334 alunos do curso de Formação de Empreendedores Sociais do Grande Bom Jardim. A qualificação, que resultou na formação de 37 planos de negócios e sete projetos associativos, faz parte do Progerar -Trabalho e Cidadania, projeto realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Ceará Pacífico.

“O Progerar é muito significativo, no sentido em que representa uma mudança na vida de cada um dos alunos que participaram da capacitação, e consequentemente da comunidade contemplada. Sei que os desafios foram grandes, mas hoje nós temos muitos motivos para celebrar, formamos protagonistas dentro deste território do Grande Bom Jardim. Acredito que só vamos construir um Ceará pacífico e com oportunidades, se estivermos de mãos dadas”, declarou a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que também ressaltou a importância das capacitações profissionais e sociais dentro dos territórios do programa Ceará Pacífico.

Para o titular da STDS, Josbertini Clementino, o Progerar ajudou a desenvolver os potenciais que já existiam no Bom Jardim, a partir da atuação em rede e da integração entre poder público, privado e comunidade. “Estamos encerrando hoje, apenas o I ciclo deste projeto, que ainda oferecerá oficinas e assessoramento para todos que participaram dos cursos e acreditaram em seus planos de negócios. Enquanto gestor é muito gratificante saber que formamos empreendedores sociais que tenho certeza que utilizarão os conhecimentos adquiridos em prol da comunidade deles”, expôs Josbertini, que certificou os alunos ao lado da vice-governadora, Izolda Cela.

Desenvolvendo talentos

O projeto representou a possibilidade de sonhar e realizar. Para a concludente, Lúcia Brito, a capacitação foi um divisor de águas em sua vida. “Eu pensei em um serviço que pudesse ter um diferencial, foi então que surgiu a “MG Ótica”, pensada para atender com serviço “home care”, que possibilita um atendimento em casa para pessoas com mobilidade reduzida, ou com necessidades especiais. Estou muito emocionada de ver que minha ideia saiu do papel e se tornou algo concreto e que será também minha fonte de renda”, completou Lúcia Brito.

Articulação, força e atitude

Coordenado por Sebastião Araújo, assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da STDS, o curso de formação de empreendedores sociais, parte integrante do Laboratório organizacional de cursos, foi dividido entre aulas teóricas e práticas, com carga horária de 221 horas. No período de abril a dezembro, os alunos participantes das capacitações serão encaminhados para o SINE/CE, além de participarem de oficinas e receberem assessoramento para desenvolverem seus projetos. Doze alunos do Laboratório serão monitores/instrutores em quatro oficinas para elaboração de perfis de projetos para 70 pessoas da comunidade.

O curso teve a duração de quatro meses, sendo iniciado ao final do mês de novembro do ano passado e finalizado neste mês de março. Além da formação para empreender, os alunos tiveram acesso a diversos cursos específicos, dentre os quais: Produção de eventos, Corte e Costura, Elaboração de Projetos, Chocolateria, Bombeiro Hidráulico, Mecânica de Motos, Pintura e Textura em Parede e Design de Sobrancelha.

Progerar – Trabalho e cidadania

O Progerar iniciou em abril de 2016, período em que foram capacitados mais de 500 jovens do Grande Vicente Pinzon. O Projeto faz parte do leque de ações da STDS e do Ceará Pacifico, que estão realizando esta edição com apoio da empresa Sociedade do Bem Estar da Família (SOBEF), e de diversas entidades sociais do Bom Jardim.

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.