Litoral Oeste / Vale do Curu: Governo do Ceará investe em segurança hídrica em Apuiarés e Pentecoste

14 de março de 2018 - 16:52 # # # # # #

Wilson Zanini - Repórter
Ariel Gomes - Fotos

Apuiarés e Pentecoste, municípios do Litoral Oeste / Vale do Curu, receberam, na manhã desta quarta-feira (14), sistemas de abastecimento d’água implantados pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Os eventos foram realizados respectivamente nas comunidades de Sabonete e Carnaúba de Morada Nova, locais onde o secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, representou o governador Camilo Santana.

Em Apuiarés, a comunidade de Sabonete recebeu um sistema de abastecimento d’água com R$ 99.813,57 investidos, beneficiando diretamente 18 famílias. Já na comunidade de Bem Posta, 35 famílias foram beneficiadas com um sistema, onde foram empregados R$ 175.822,40 para a implantação.

No local, Nelson Martins falou sobre os investimentos e a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Apuiarés. “Nós temos quatro projetos já concluídos aqui, beneficiando 115 famílias e com investimento de R$ 542 mil. Dentre eles estão as comunidades de Sabonete e Bem Posta. Só na área hídrica, nós temos em torno de R$ 3,32 milhões sendo investidos no município, dentre projetos em licitação, em execução e executados”, explicou.

De acordo com o morador do município, Francisco Teles Pinto, de 64 anos, a chegada do sistema foi uma evolução. “Achei maravilhoso porque tem bastante água na torneira. Agora tá bom demais, se for comparar com antes”, destacou o agricultor da comunidade de Sabonete.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Robertão; o deputado Robério Monteiro; o coordenador do Programa Água para Todos, Abelardo Camurça, e Weverton Vasconcelos, técnico da SDA, dentre outras autoridades locais.

Pentecoste

Em Pentecoste, a comunidade de Carnaúba também foi beneficiada com um sistema de abastecimento d’água, que contempla 32 famílias. Os recursos empregados foram de R$ 151.308,72.

“É importante estarmos aqui em Carnaúba entregando água tratada dentro das casas dessas famílias. Temos mais quatro obras em execução em Pentecoste, que beneficiarão 73 famílias; outros nove projetos prontos, beneficiando 255 famílias. Temos ainda as cisternas de placas, com um projeto para implantar novas 100 cisternas no município. Somente do programa Água para Todos estão sendo investidos R$ 2,45 milhões em Pentecoste”, salientou Nelson Martins.

O agricultor José Cleantes Vieira, de 46 anos, comemorou. “Antes o abastecimento era feito com carros-pipa e agora tem água boa e na torneira pra todo mundo. Com água dentro de casa é melhor”.

Participaram do evento o prefeito João Bosco; o vice-prefeito Vicente do Zuza; o presidente da Câmara Municipal de Pentecoste, Pedro Cardoso, e demais lideranças locais.