Areninha: Aracati recebe o segundo equipamento do Governo do Ceará

8 de março de 2018 - 11:58 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Tiago Stille - Fotógrafo / Governo do Ceará

Mais uma Areninha tem a construção autorizada pelo Governo do Ceará, na noite desta quinta-feira (7). Desta vez, em um dos destinos turísticos mais procurados do Ceará: o município de Canoa Quebrada, localidade do município de Aracati, no Litoral Leste do Estado. A sede de Aracati já havia sido contemplada com um equipamento.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu no Polo de Lazer de Canoa Quebrada e contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana. Presentes ainda a coordenadora do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), Fátima Lourenço, representando o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; Marcos Lages, secretário adjunto do Esporte, representando o titular da pasta, Euler Barbosa; Dedé Teixeira, secretário do Desenvolvimento Agrário; Bismark Maia, prefeito de Aracati, e demais autoridades.

Como o projeto tem investimento do Governo do Ceará (80%) e contrapartida da prefeitura (20%), o equipamento de Canoa Quebrada recebeu investimentos que somam R$ 1.492.582,86, com recursos de R$ 1.194.066,29 do Estado e R$ 298.516,57, do município.

Sobre a inauguração da Areninha, Nelson Martins destacou que “Aracati é o único município do Ceará que foi contemplado com duas unidades. O povo de Aracati merece esses equipamentos e Canoa Quebrada é uma referência nacional no turismo”, disse. “A areninha faz parte do projeto Mais Infância, coordenado pela primeira-dama do Estado. O objetivo é poder dar oportunidade ao jovem, para que ele possa ter acesso ao esporte e saia da ociosidade e de ambientes propícios à violência”, concluiu.

“Hoje nós estamos recebendo a assinatura da ordem de serviço da Areninha de Canoa Quebrada. O local da construção foi definido em uma das nossas rodas de conversa com a comunidade. Agora, a Areninha é uma realidade. Gostaria de agradecer ao governador Camilo Santana”, comentou Bismark Maia.

Para Fátima Lorenço, a concretização da Areninha é o resultado de uma soma de esforços. “Para construir o espaço, o governo imprimiu 80% dos recursos e a prefeitura, além dos 20% de contrapartida, doou o terreno. Para dar certo a manutenção deste equipamento, a prefeitura e a comunidade deverão cuidar juntas. Espero estar aqui de volta, dentro do prazo de quatro meses, para inaugurar essa obra”, lembrou.

A Areninha

O equipamento tem um prazo de quatro meses de execução para a conclusão das obras, que se referem a iluminação, alambrado, grama sintética, banco de reserva, redes de proteção, vestiários, depósitos para materiais esportivos, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

“Este não é apenas um equipamento. Vai vir acompanhado de um programa que será implantado dentro da areninha, onde o governo do Estado irá disponibilizar monitores, professores de Educação Física, em parceria com a secretaria do Esporte do município. O governador teve a excelente sacada de usar o esporte para erradicar o risco social dos nossos jovens”, comentou Marcos Lages, da Sesporte.

Segundo Dedé Teixeira, “as areninhas não são apenas grandes equipamentos esportivos, também são ferramentas de inclusão social, que alcançam as crianças, os jovens e até os idosos”, defendeu. O jovem morador de Canoa, Jason de Souza, de 23 anos, concorda que a areninha virá como uma ferramenta de transformação. “Ao invés de os jovens estarem pelas ruas usando ou vendendo drogas, vão poder praticar esporte”, enfatizou.