Mais de 500 famílias atendidas com abastecimento d´água e módulos sanitários em Ibaretama

7 de março de 2018 - 16:01 # # # #

André Gurjão - (85) 99809.5047

O secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira entregaram, na manhã desta quarta-feira (7), dois sistemas de abastecimento d´água e 440 módulos sanitários para as comunidades Nova Vida e São Francisco, no município de Ibaretama, região do Sertão Central cearense. A solenidade contou também com as presenças do prefeito Edson Morais e dos deputados estaduais Leonardo Araújo e Osmar Baquit.

“Em nome da Associação dos Produtores Familiares de Ibaretama, queremos agradecer ao governador Camilo Santana pela iniciativa e pela coragem de empreender mais essa obra. Por tudo isso, o nosso muito obrigado de toda a comunidade Nova Vida!”, agradeceu o presidente da associação Paulo Macílio. Ainda segundo o agricultor familiar, de 37 anos, outra política públicas que já chegou em ambas comunidades foi a universalização das cisternas de placa.

As obras do Projeto São José beneficiam 349 famílias da comunidade Nova Vida e 199 da comunidade São Francisco e representam um investimento no bem-estar e na cidadania do homem do campo de R$ 7.292.805,58. Do volume total investido, 66,7% foi assegurado pelo Governo do Ceará via empréstimo junto ao Banco Mundial e 33,3% são recursos do Tesouro Estadual via Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), sendo a contrapartida ambiental um compromisso assumido pelas associações comunitárias.

“Mesmo com a crise econômica que atinge vários estados do País, o Governo do Ceará não cortou nenhum centavo das obras de abastecimento em todo o Estado e foi isso que garantiu que as águas do açude Batente pudessem chegar até as torneiras da casa de todos vocês”, elogiou o secretário Dedé Teixeira. “Somente pelo Projeto São José, são 120 sistemas de abastecimento d´água como esse aqui sendo entregues em todo território cearense”, conta.

Além disso, esclarece Dedé Teixeira, no dia 19 de março, data em que é comemorado o Dia de São José, padroeiro dos cearenses, o governador Camilo Santana deverá anunciar novos investimentos em projetos produtivos, implementos agrícolas, abastecimento d´água e em horas de trator. “Somos o único estado brasileiro que aplicou 100% dos recursos do Programa Água Para Todos (do governo federal) e estamos negociando um aditivo no valor de R$ 144 milhões para levarmos ainda mais abastecimento d´água para as famílias do campo”, acrescentou Nelson Martins.

“As comunidades Nova Vida e São Francisco recebem hoje a própria redenção hídrica porque (com a obra) essas famílias vão poder contar com água na torneira e melhorar de vida”, comentou o deputado Leonardo Araújo. “A água é um direito de quem vive na cidade, mas também é de quem mora no campo”, conclui o deputado Osmar Baquit.

Também participaram das solenidades o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Social de Ibaretama, Joverlane Neles da Silva; os vereadores Til, Cláudio de Paula e Daniel Lopes; o supervisor dos sistemas de abastecimento do Projeto São José, Jânio Menezes; o representante do SISAR, Davi França; a diretora da Escola Pedro Alexandre Valentim, Leda Sampaio; e o representante da FAEC Carlos Bezerra Filho.