Sobrado Dr. José Lourenço está com inscrições abertas para Oficinas de Gravura Experimental e Isogravura

5 de março de 2018 - 16:59 # # #

Ivna Girão / Paula Candice / Lucas Benedecti - imprensasecultce@gmail.com
Diego Sann - Fotos / Divulgação

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia nos dias 10 e 22 de março, as Oficinas de Gravura Experimental, com o artista Diego Sann, e de Isogravura, com a mediadora Geórgia Viana, respectivamente. Tratam-se de ações gratuitas, ofertadas pelo Núcleo Técnico e Diretor do Sobrado, com os objetivos de intensificar as singularidades de cada participante e os modos de experimentar e criar a sua própria gravura, bem como de ensinar uma técnica diferente às crianças e adolescentes, com grande efeito visual e baixo custo. As inscrições são realizadas pelo e-mail sobrado.3107@gmail.com. Importante informar no corpo de texto: Nome completo, data de nascimento, endereço, telefone para contato e data da oficina.

A primeira atividade, a Oficina de Gravura Experimental, já ocorre neste sábado, dia 10/3, das 9h às 12h, e conta com a mediação do artista Diego Sann. Sendo um processo criativo que inclui apresentação, com atividades práticas da técnica utilizada. A oficina agrega gravação e impressão manual de matrizes confeccionadas a partir da reutilização do Tetra Brik, material de embalagens de bebidas lácteas e sucos em geral. Para esta ação serão ofertadas 10 vagas. Podem se inscrever os interessados, a partir de 18 anos, com noções básicas de desenho.

Diego Sann é artista visual e participou de Bienais Nacionais e Internacionais, recebeu destaque para a Menção Honrosa no II Prêmio IBEMA de Gravura, Curitiba- PR, e o Prêmio Descoberta do Museu Casa da Xilogravura, Campos do Jordão – SP em 2017.

A Hora e a Vez das Crianças no Sobrado

Pensando na Criançada que adora vir ao Sobrado e aprender mais e mais arte e os artistas locais, o equipamento oferta pelo segundo mês consecutivo, a Oficina de Isogravura (gravura em Isopor). A atividade será realizada no dia 22 de março, nos turnos manhã e tarde, das 9h30 às 10h30, e das 14h30 às 15h30. Um total de 20 vagas serão ofertadas a crianças de 07 (sete) a 13 (treze) anos, sendo uma ação inteiramente gratuita. Inspirada na xilogravura, a Isogravura é uma técnica adaptada para se utilizar das possibilidades do carimbo (principalmente crianças). Tem como suporte o isopor ao invés da madeira. A atividade será mediada por Geórgia Viana. As inscrições são realizadas pelo e-mail sobrado.3107@gmail.com. Importante informar no corpo de texto: Nome completo da criança, data de nascimento, endereço, telefone para contato e data da oficina.

+ Artes Visuais

Seguem em cartaz, até o final de março, no Sobrado Dr José Lourenço, as exposições Mostra Arte Ceará e a Gravura In-forma. A visitação é gratuita e ocorre das 9h às 16h30 (terça a sexta-feira) e 9h às 13h30 (sábados).

“Uma oportunidade dos visitantes conhecerem obras de artistas significantes da história da Arte do Ceará, tais como Chico da Silva, J.Fernandes, Otacílio de Azevedo, Aldemir Martins, Estrigas, Barrica, Hélio Rola, Campelo Costa, Fernando França, e dos contemporâneos Efraim Almeida, Weaver Lima, Luiz Hermano, Solon Ribeiro, Ise Araújo, entre outros”, destaca Germana Vitoriano, diretora do Sobrado Dr José Lourenço.

A Mostra Arte Ceará, em cartaz desde o ano passado, tem o intuito de propor uma reflexão sobre a produção artística local e mostra os movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado. Além disso, traz coleções particulares e coloca as obras para conhecimento do público, em um diálogo com as que integram o acervo da Pinacoteca do Estado. Com a curadoria de Carlos Macedo, a Mostra permite ao espectador ter uma visão desse cenário, ao longo do tempo, a partir das obras que constituem o recorte apresentado.

Já a Exposição Gravura In-forma, que integra a Mostra Arte Ceará, apresenta a importância dessa técnica na produção artística local, em diversos momentos da história. Compõem a exposição 13 obras de artistas como Zenon Barreto, Francisco de Almeida, Diego Sann, Sebastião de Paula, Nauer Spíndola, Nonato Araújo, Maciej Babinski, Júlio Silveira, Eduardo Eloy, Faso, Francisco Bandeira e Sérgio Lima.