Secretário Chefe do Gabinete do Governador recebe representantes da Igualdade Racial

20 de fevereiro de 2018 - 19:43 # # #

Assessoria de Imprensa das Coordenadorias do Gabinete do Governador
Davi Pinheiro - Fotógrafo

Na tarde desta terça-feira (20), representantes da população negra e das comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos e povos de terreiro) estiveram reunidos com o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista. O grupo apresentou demandas dos movimentos sociais, a fim de fortalecer o diálogo e avançar na pauta da promoção da igualdade racial.

Entre os assuntos abordados, os participantes destacaram a necessidade do mapeamento das comunidades representativas. Para Francisco Nonato Nascimento, do Movimento Negro, articulações como esta fortalecem a luta de povos historicamente discriminados. “Buscamos diariamente romper com o silêncio que acompanha nossas trajetórias. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (ligada ao Gabinete) vem dando espaço e corpo a esses povos. Então, é importante viabilizarmos agendas que fortaleçam nossas raízes”, afirmou.

De acordo com Élcio Batista, o atual governo compreende os papéis das lideranças e reforça o compromisso com os movimentos populares. “Trabalhamos para construir um Ceará democrático e justo. Temos a missão de proporcionar uma ruptura na desigualdade social e desenvolver projetos que construam uma sociedade igualitária”, destacou Élcio.

A titular da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira, ressaltou que “as falas proferidas durante a reunião reverberam a necessidade de dar mais visibilidade aos segmentos e traduzem o esforço de fomentar políticas públicas voltadas para a igualdade racial”.