População do Cariri recebe água na torneira e benefício agrícola

9 de fevereiro de 2018 - 10:11 # # #

Marina Filgueiras - Repórter
André Gurjão - Fotógrafo

199 famílias das comunidades Várzea da Ema, Sítio Catolé e Tabuleiro Sagrada Família comemoram entrega dos sistemas de abastecimento d´água. No Crato, Governo do Ceará assinou duas ordens de serviço

Água na torneira e muito forró pé de serra na terra de Padre Cícero para celebrar a vida. Foi assim como as 199 famílias das comunidades Várzea da Ema, Sítio Catolé e Tabuleiro Sagrada Família comemoraram a cerimônia de entrega do sistema de abastecimento d´água na noite da última quinta-feira (08). O evento ocorreu na quadra da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Corrêa e reuniu o secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, e o prefeito Arnon Bezerra.

“Água antes era meio difícil, aqui para trás (na zona rural de Juazeiro do Norte) não existia. Só na época das enchentes, já na seca faltava. Teve anos e anos que a gente ia lavar roupa no Mário Coelho (comunidade). Tudo no mundo era difícil. Agora estamos é ricos, tudo tem”, comemora com uma risada sonora D. Maria Luzia de Jesus, de 75 anos, mais conhecida pelo apelido de “Maria Nora”. “Graças a Deus não preciso fazer mais sacrifício por água. Tá muito bom”, termina a matriarca do Sítio Catolé, que chegou a estudar na escola nos tempos em que o prédio era apenas uma palhoça.

Na mesma cerimônia em que entregou os três sistemas de abastecimentos d´água, representando um investimento de R$ 577.715,53, também foi assinado o Termo de Adesão ao Garantia Safra 2017/2018. O benefício, que funciona como uma espécie de seguro, caso o pequeno produtor registre perda acima de 50%, recebe do Tesouro Estadual o investimento de R$ 44.574,00 e conta com a adesão 437 produtores rurais no município. Em relação à edição anterior, o programa recebeu um acréscimo de 10% tanto em relação ao aporte quanto ao do número de adesões.

Segurança hídrica

Em seu discurso, o secretário-chefe Nelson Martins frisou o total de investimentos do Governo do Ceará no município de Juazeiro do Norte, da ordem de mais de R$ 900 milhões, em diversos setores, como infraestrutura, esporte, educação e saúde, e o volume de recursos destinados à agricultura familiar em todo Estado. “Nós podemos dizer, hoje, que esse trabalho vai poder ter continuidade porque o governador Camilo garantiu por volta de R$ 1 bilhão para continuar trabalhando nessa área”, frisou, referindo-se ao volume de recursos assegurados para agricultura familiar.

“Nós temos hoje US$ 150 milhões para o Projeto São José III poder continuar. Nós já tínhamos US$ 80 milhões e agora o Governo do Ceará conquistou mais um aditivo de US$ 25 milhões para dar continuidade ao Projeto Paulo Freire, que atua muito aqui no Cariri Oeste. Temos ainda o Programa Água Para Todos, que se refere a R$ 220 milhões, e conquistamos agora, mais 50 milhões de euros para continuar fortalecendo o Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural, que gere o abastecimento em comunidades rurais)”, enumerou, sobre os recursos destinados aos pequenos produtores rurais espalhados em 182 municípios cearenses.

Além disso, destaca o secretário Dedé Teixeira, o Governo do Ceará já entregou nos últimos três anos mais de 400 sistemas de abastecimento pelo programa Água Para Todos. “Mudamos a realidade das comunidades rurais. De 2015 para cá, já foram investimentos de R$ 98 milhões só no Água Para Todos e iremos entregar até o final do ano em torno de 120 sistemas de abastecimento d´água pelo Projeto São José, com um volume de recursos da ordem de R$ 75 milhões. É água de qualidade, com captação, tratamento e distribuição dentro da casa do agricultor e agricultora”, celebra.

Entusiasmo e esperança no Crato

No mesmo dia em que Juazeiro do Norte recebeu três sistemas de abastecimento d´água, a cidade do Crato comemorou a assinatura de duas ordens de serviço para instalação de sistemas de abastecimento d´água nas comunidades Engenho da Serra e Baixa do Maracujá. Mesmo sendo apenas o pontapé inicial para o início das obras, o entusiasmo do jovem vaqueiro Antônio Valtemir, de 24 anos, é grande. “A gente ter água boa da torneira é uma alegria imensa, porque várias cacimbas secou e a água ficou salobra. É vida nova”, garante o morador da comunidade Engenho da Serra que é pai das pequenas Ana Júlia e Beatriz.

Com as obras do Projeto São José, o Governo do Ceará atende a 246 famílias das comunidades rurais do Crato e investe R$ 890.762,56. Ainda pelo PSJ, na modalidade projeto produtivos, estão sendo investidos outros R$ 973.489,21 no incentivo às cadeias produtivas da mandiocultura e bovinocultura leiteira, no município. Por fim, o município recebe R$ 107.916,00 dos cofres estaduais para edição 2017/2018 do Garantia Safra e contempla 1.058 agricultores familiares.