Vale do Jaguaribe e Litoral Leste recebem investimentos em segurança hídrica

15 de dezembro de 2017 - 09:20 # # # # #

Wilson Zanini - Repórter
Ariel Gomes - Fotógrafo

O Governo do Ceará autorizou, na tarde desta quinta-feira (14), o início das obras de implantação de sistemas de abastecimento d’água nos municípios de Tabuleiro do Norte e Jaguaruana, nas comunidades de Mundo Novo e Frutuoso, respectivamente.

As solenidades de assinatura das ordens de serviço contaram com as presenças dos secretários Nelson Martins, chefe da Casa Civil, representando o governador Camilo Santana, e Dedé Teixeira, da pasta do Desenvolvimento Agrário.

“Essas ações de hoje, em Tabuleiro do Norte e Jaguaruana são muito importantes e estão dentro do Projeto São José. Teremos mais ações como estas, pois já temos recursos garantidos para continuar esse trabalho. Temos mais US$ 150 milhões do São José III; no Projeto FIDA do Paulo Freire, estão querendo fazer aditivo de mais R$ 90 milhões; o Água Para Todos tem continuidade e temos realizado uma série de outras ações de recursos hídricos, como poços adutoras e outros”, explicou Nelson Martins.

“São ações do Projeto São José, fundamentais para o abastecimento d’água das comunidades rurais. No total, são 81 comunidades a serem atendidas, grande parte já em execução. Nós solicitamos que as construtoras que venceram os lotes da licitação, que implantem os sistemas d’água o mais rápido possível, por conta da necessidade de abastecimento dessas comunidades”, defendeu Dedé Teixeira.

O primeiro sistema de água autorizado foi o de Tabuleiro do Norte, município da região cearense do Vale do Jaguaribe. O benefício atenderá diretamente a 120 famílias da comunidade de Mundo Novo, onde foram investidos R$ 650.646,00.

O prefeito de Tabuleiro do Norte, reforçou a satisfação em receber a obra do Governo do Ceará. “É muito bom estar aqui hoje, celebrando essa ordem de serviço. Num momento de crise e de seca, é um benefício sem tamanho para essa comunidade, que tanto esperou por esse momento”, afirmou.

De acordo com o senhor Francisco Felício, norasor da comunidade de Mundo Novo, “muda tudo com a chegada dessa água na torneira. Antes, a gente ia muito longe buscar, com carrinho de mão. Era nuito sofrimento. Eu dou graças a Deus”, comentou o agricultor, de 68 anos. (Foto 9625)

Em seguida, o ato aconteceu em Jaguaruana, no Litoral Leste cearense, cujas comunidades assistidas foram Campo Grande, Frutuoso, Mato Fernandes e Pitombeira, contemplando 180 famílias. Para tanto, foram destinados recursos da ordem de R$ 1.075.911,00.

Satisfeito com a autorização da obra, o prefeito de Jaguaruana, Roberto da Viúva, reafirmou o apoio ao governador. “O governador é um homem simples e atende ao povo. Por isso que eu visto a camisa dele, porque Jaguaruana precisa de gente assim”, disse.

Ildamar Barreto, 38 anos, é vice-presidente da Associação dos moradores de Pitombeira. Ela agradeceu a ação do governo em sua comunidade. “Quero agradecer ao governo do Estado por nos beneficiar com uma obra tão importante. A conquista dessa água é um sonho emergencial”, relatou. (Foto 9708)

São José III

Ao todo 81 comunidades rurais de 38 municípios cearenses receberão sistemas de abastecimento d’água pelo Projeto São José III. O investimento previsto com a contratação das 14 empresas responsáveis por conduzirem a implantação dos sistemas de abastecimento d’água é de R$ 46.786.078,73 e a recompensa é o bem-estar de 8.780 famílias espalhadas por todo o território cearense.