Comitiva de bancários é recebida por secretário da Casa Civil

13 de dezembro de 2017 - 17:02 # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Davi Pinheiro - Fotógrafo

A Lei será sancionada pelo governador Camilo Santana, às 9h30 desta quinta-feira (14), no Palácio da Abolição

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, recebeu, na tarde desta quarta-feira (13), uma comitiva formada pelos representantes nacionais e locais dos bancários. Em pauta, a sanção da Lei de Regulamentação das Normas de Segurança em Empresas Bancárias, cuja assinatura será realizada amanhã, pelo governador Camilo Santana, às 9h30, no Palácio da Abolição,. “A reunião para a assinatura da sanção seria hoje, mas o governador teve que realizar uma viagem à Brasília e a assinatura foi adiada para amanhã”, comentou o secretário.

Segundo Martins, o presidente da Confederação dos Bancários – CUT, Roberto Von Der Osten, já se encontrava em Fortaleza no Palácio da Abolição e foi prontamente atendido. “Nós recebemos a Contraf, os representantes da Federação do Nordeste e do Sindicato dos Bancários do Ceará, para apresentá-los a Lei”, pontuou. O secretário atentou para o ineditismo da tratativa em todo o território nacional. “É uma Lei inédita no Brasil. Não existe em nenhum outro estado, com a particularidade de ter sido enviada pelo próprio governador à Assembleia Legislativa. Partiu do Executivo, o que dá uma força muito grande à Lei”, destacou. O presidente recebeu uma cópia da Lei das mãos do secretário.

Nelson Martins destacou dois itens de segurança formulados dentro da Lei de Segurança Bancária, que são a criação de um mecanismo de inutilização das cédulas em caso de explosão e o fato de os bancários não ficarem mais em posse da chave do cofre bancário. “Com essas medidas, tira-se o incentivo dos assaltantes de banco em explodirem agências ou realizarem sequestros ao bancário ou a pessoas da sua família”, concluiu.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra e o representante do Contraf no Ceará, Gustavo Tabatinga.