Areninha chega ao município de Acaraú

7 de dezembro de 2017 - 12:29 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Marcos Studart -Fotógrafo

Mais uma Areninha tem a construção autorizada pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira (6). Desta vez, o município de Acaraú, no Litoral Norte cearense, recebe o 21° equipamento, dos 42 licitados.

O ato de assinatura da ordem de serviço aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, que representou o governador do Ceará, Camilo Santana. Presentes ainda o secretário Alcides Feitosa, executivo da pasta estadual do Esporte, que representou o secretário Euler Barbosa, e a coordenadora Fátima Lourenço, do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), representando o secretário Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Como o projeto tem investimento do Governo do Ceará (80%) e contrapartida da prefeitura (20%), o equipamento de Acaraú recebeu investimentos que somam R$ 1.628.183,04, com recursos de R$ 1.302.546,43 do Estado e R$ 325.636,61, do município.

Sobre a inauguração da Areninha, Nelson Martins pontuou sobre a importância e fez um breve panorama dos investimentos do governo naquele município. “Estivemos recentemente aqui, visitando uma importante obra, que foi a urbanização da praia de Arpoeira; também recentemente autorizamos várias obras de abastecimento d’água; aqui nós temos uma praça Mais Infância; temos escola de ensino médio; diversas obras de projetos produtivos e essa Areninha será um espaço importante para a juventude ter acesso à sociabilização através do esporte”, explicou.

Alexandre Gomes, prefeito de Acaraú, vê com bons olhos a implantação do centro para futebol na cidade. “A conquista dessa Areninha decorre de relacionamento muito bom entre a prefeitura e o Governo do Estado. A Areninha veio pra somar e criar uma expectativa boa de socialização entre os moradores do bairro Bailarina”, mencionou.

Alcides Feitosa salientou a vocação das Areninhas como espaços de formação de jovens que vivem em área de risco. “As Areninhas são estruturas esportivas completas e modernas. Podemos denominá-las de equipamentos sócio-educativos, porque através do esporte nós conseguimos retirar os jovens de práticas delinquentes”, destacou. “Outra ação desenvolvida junto à Secretaria do Esporte é a Bolsa Esporte onde cerca de mil crianças recebem esse incentivo para a prática de esportes”, destacou.

“Espero estar aqui de volta, dentro do prazo de quatro meses, para inaugurar essa obra. Dentro do Proares, já entregamos um Centro de Educação Infantil, um Pólo de Assistência Social e duas quadras de esporte, o que demonstra que a gente vem há algum tempo sendo parceiro do município de Acaraú”, destacou Fátima Lourenço, em seu discurso.

A Areninha

O equipamento tem um prazo de quatro meses de execução para a conclusão das obras, que se referem a iluminação, alambrado, grama sintética, banco de reserva, redes de proteção, vestiários, depósitos para materiais esportivos, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.