Sertão Central: governo do Ceará inaugura sistema de abastecimento d’água e autoriza a implantação de dois novos

11 de novembro de 2017 - 10:06 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

Com investimento de R$ 1,9 milhão, 300 famílias da região serão diretamente beneficiadas.

Quixadá e Choró, municípios do Sertão Central cearense, comemoraram, nesta sexta-feira (10), a inauguração de um sistema d’água e a assinatura das ordens de serviço para a implantação de mais dois sistemas, beneficiando três comunidades da região. Com a ação, o governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está levando água para a torneira de 300 famílias, com um investimento total de R$ 1,9 milhão.

De acordo com Nelson Martins, secretário-chefe da Casa Civil, a segurança hídrica sempre foi uma tônica do governo Camilo Santana, e essas obras se enquadram nessa realidade. “As três obras fazem parte de programas ligados à Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Só no Projeto São José, a primeira etapa do programa recebeu investimentos da ordem de US$ 150 milhões. Já temos a autorização da Assembleia Legislativa para implantar a segunda etapa, também de US$ 150 milhões. Isso faz parte de um conjunto de ações de segurança hídrica do governo Camilo Santana”, disse. “Nesse governo, já foram perfurados mais de quatro mil poços, mais de 400 quilômetros de adutoras, além de tantas outras ações que estão sendo adotadas”, concluiu.

Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, participou das três solenidades, iniciadas na comunidade de Caracol, no município de Quixadá, com a assinatura da ordem de serviço que autoriza a implantação de um sistema de abastecimento d’água, que beneficia 89 famílias. A ação é contemplada dentro do Projeto São José III.

Famílias como a do Sr. Antônio da Silva, de 52 anos, que afirma que a água na torneira será a realização de um sonho antigo. “São mais de 20 anos esperando a chegada da água nessas casas. Antes nós pegávamos água nas carroças, agora precisaremos apenas abrir as torneiras. Assim é muito melhor, né”, comemora o comerciante.

Presente no evento, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, falou da alegria em presenciar uma ação tão importante do governo do Ceará. “Eu fico muito feliz em abraçar esta comunidade e poder, nesta tarde, testemunhar a autorização do sistema adutor de água para a nossa comunidade”, se entusiasmou.

Em Choró, o secretário da Casa Civil, acompanhado do prefeito Marcondes Jucá, iniciou as ações assinando a ordem de serviço para a implantação de um sistema na comunidade de Canafístula, onde 113 famílias terão acesso à água tratada e encanada, dentro do Projeto São José III e concluiu na comunidade de Boa Vista, onde foi inaugurado um sistema de abastecimento d’água, ocasião em que quase 100 famílias comemoraram a chegada da água dentro das suas residências.

“Agora as pessoas terão uma convivência mais feliz. Passamos por situações onde os animais não tinham nem força, devido à escassez da água. E agora nós podemos aproveitar essa água limpa e tratada, saindo da nossa torneira”, comemorou o agricultor Francisco Braz, de 47 anos, morador de Boa Vista.

Os eventos também contaram com a presença dos deputados estaduais Osmar Baquit, Raquel Marques e Bruno Gonçalves, dentre outras autoridades.

11.11.2017

Wilson Zanini