Em Graça, Governo do Ceará fomenta parceria com municípios

1 de novembro de 2017 - 15:13 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, participou, nesta terça-feira (31), da 5ª Assembleia Geral da Associação dos Municípios da Ibiapaba (AME), no município de Graça. Com a participação dos prefeitos da região da Ibiapaba, do gerente de contratos da Caixa Econômica Federal, Celso Borges, da deputada estadual Augusta Brito, de vereadores e autoridades locais, o momento foi de troca de experiências.

Na reunião, Celso Borges esclareceu aos prefeitos sobre os trâmites para contratos e licitações de obras junto aos municípios, intermediados pela Caixa. Os prefeitos puderam discutir o caminho percorrido desde a concepção dos recursos até a execução das obras. Os prefeitos trocaram experiências exitosas, dentre elas na área da saúde, onde os municípios envolvidos desenvolvem uma socialização das ações, complementando entre si, de acordo com a demanda, a garantia de atendimento aos pacientes da região.

Segundo o secretário, um encontro desse porte é importante para que se avalie o que vem funcionando nas regiões e se analisem novas propostas e ideias. “Eu saio daqui com a melhor das impressões. Vi que é uma reunião muito prática. Há uma preocupação em compartilhar ações, o que melhora os serviços e reduz despesas. A Associação está de parabéns pela forma concreta, simples e parceira com que vem tratando as questões”, pontuou.

O ponto maior do evento foi a apresentação realizada pelo secretário da Casa Civil, que apresentou diversas ações do Estado que beneficiam diretamente os municípios. Nelson Martins pontuou a todos os presentes, as áreas onde o Governo do Ceará atua e pode ampliar as suas parcerias com os municípios.

Parcerias como as que acontecem na educação, com os programas e ações que colocam o Ceará no topo do ranking nacional, construção de escolas de ensino médio e escolas de educação profissional de qualidade; no desenvolvimento infantil, com a implantação das brinquedopraças; na área da segurança, com a implantação de delegacias 24h, bases do Ciopaer, batalhões de divisa e do Raio, valorização dos policiais, com promoções, equiparação salarial e concursos.

Nelson Martins apresentou ainda o programa Ceará de Ponta a Ponta, de construção e reabilitação rodoviária, que beneficiará 5 milhões de cearenses, após concluído. Ações ligadas à segurança hídrica – uma tônica do governo Camilo Santana para garantir o abastecimento, dentro de um contexto de 6 anos de estiagem – também foram apresentadas, como o Cinturão das Águas, implantação de adutoras e de sistemas de abastecimento d’água, perfuração de poços.

O secretário finalizou a apresentação, mostrando que ações como a valorização do homem do interior através de programas como São José III, Água para Todos e regularização de títulos de terra, bem como a implantação de areninhas e campinhos no interior, além de investimentos em aeroportos e no complexo do Pecém, também são experiências que alavancam a economia e promovem o desenvolvimento social e econômico dos nossos municípios e, consequentemente do nosso estado.

Participaram da reunião, ainda, o anfitrião e prefeito do Graça, Augusto Brito; o presidente da AME e prefeito de Ipu, Sérgio Rufino e os prefeitos Alex Melo, de Pacujá; Thomás Aragão, de Croatá; Leandro Linhares, de Ibiapina; prefeito Canarinho, de Mucambo; Zé Firmino, de Viçosa; Osvaldo Neto, de Reriutaba; Adail Machado, de Guaraciaba do Norte; Dário Neto, vice-prefeito de Carnaubal e demais autoridades.