Assinada a ordem de serviço do sistema de abastecimento d´água em Morada Nova

6 de outubro de 2017 - 08:51 # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, assinou na última sexta-feira (06) a ordem de serviço para instalação de um sistema de abastecimento d´água no assentamento Aroeira II, município de Morada Nova. A obra do Projeto São José está orçada em R$ 872.258,88 e leva mais oportunidades e dignidade às 96 famílias de agricultores familiares que enfrentam o sexto ano consecutivo de estiagem na região do Vale do Jaguaribe.

A captação dos recursos hídricos deve acontecer por meio de perfuração de poço profundo no leito do rio Jaguaribe. Além disso, informa a construtora Edmil, responsável pela obra, o prazo de execução é de 180 dias. “Água é sempre a principal temática discutida no nosso sertão e o governador Camilo Santana não tem medido esforços para leva-la ao produtor rural através de sistemas de abastecimento d´água, cisternas, chafarizes, poços e carros-pipa”, cita o secretário da pasta.

“Essa é uma conquista de todos vocês que ajudaram a fundar o assentamento. Desde o início, a população que vive aqui no Aroeira II reivindicava a água na torneira e acredito que o benefício irá chegar em boa hora”, discursou o prefeito Vanderley Nogueira.

Para o deputado estadual Leonardo Pinheiro, o secretário Dedé Teixeira realiza um “belíssimo trabalho” à frente da SDA e, junto ao governador Camilo, é um dos responsáveis pela luta que faz com que o cenário de seca que atinge o Estado não seja ainda pior. “Sem água, todos têm que ir embora e tenho a satisfação de estar presente nesta solenidade. É uma grande alegria estar aqui e, tenho certeza, que essa alegria é compartilhada por vocês”, disse.

“Enquanto vários estados brasileiros se encontram em dificuldades financeiras, o Estado do Ceará cumpre suas obrigações: paga os servidores em dia e investe em obras como essa que hoje estamos dando ordem de serviço”, complementou o deputado estadual Antônio Granja.

Oportunidade para crescer

Um casal de gansos é quem nos dá as boas-vindas no alpendre da casa da presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Aroeira II, Alana Machado, de 30 anos. Entre os afazeres de casa e o cuidado com a filha Alícia, a agricultora familiar nos explica como convive com o cenário árido do sertão. “Você tem que conviver com a seca, na dificuldade que for, tem que entender que o tempo (clima) é esse mesmo e saber o que plantar e criar”, observa a agricultora familiar.

Ela conta que a comunidade já mudou uma vez de vida com a universalização do acesso a água através das cisternas de placa do programa Água Para Todos e sonha com o dia em que contará com água na torneira. “Água para mim significa vida porque ela tanto serve para nós, como também para os animais, plantas e para o desenvolvimento de qualquer lugar. Com a água encanada chegando na minha casa, vou poder aumentar a criação e gerar mais renda para minha família”, sonha.