Governo apoia tradicionais celebrações da Festa de Yemanjá

14 de agosto de 2017 - 18:30 # # # #

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará Casa Civil comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

O Governo do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), vinculada ao Gabinete do Governador, apoia a celebração da Festa de Yemanjá em Fortaleza. A principal festividade do calendário de umbanda tem programação nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15), tanto na Praia do Futuro como na Praia de Iracema.

Os dois polos tiveram investimento do Governo do Ceará para receberem as atividades, que contam com cortejos, entrega de oferendas, palestras e apresentações culturais.

Praia do Futuro

Concentração: Barraca do Zé da Praia

Segunda-feira (14)
18h – Abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM)

18h30 – Apresentação do Afoxé Filhos de Oya

19h30 – Anderson Monteiro e Paulo Renato cantam a Loa 2017 do Maracatu Filhos de Yemanjá.

20h10 – Pai Rafael de Ogum canta para os Orixás.

20h40 – Início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya.

24h – Encerramento no palco principal

Terça-feira (15)
9h – Saída do Cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), na Rua Castro e Silva, 920 – Centro – Fortaleza.

10h – Chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal

10h20 – Abertura do evento com a presença da diretoria da UECUM

10h25 – Apresentação Cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão.

12h – Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Abassa de Yemanjá do Pai Rodrigo.

13h às 16h – Presença de autoridades do Município e do Estado.

16h – Palestra sobre o tema: Yemanjá Rainha do Mar e Mãe do Acolhimento (Kelma de Yemanjá).

17h – Entrega das Oferendas para a Yemanjá.

18h – Encerramento com Apresentação Cultural do Afoxé Filhos de Oya.

Praia de Iracema

Concentração: Aterro

Segunda-feira (14)
16h – Saída do Cortejo (Rua Amadeu Sá, 421 – Bairro Jardim Guanabara).

17h- Acolhimento no Aterro da Praia de Iracema

18h- Abertura Oficial

18h20 – Lançamento do Livro do escritor Cícero Centriny

18h50 – Memorial da Umbanda