Secretário adjunto da Casa Civil conhece novas tecnologias de sistemas de teleféricos na Europa

28 de julho de 2017 - 16:24 # # #

Giuliano Vandson Gestor de Célula/Secretarias

Estudo tecnológico de sistemas de teleféricos

O Governo do Ceará irá implantar mais dois teleféricos na região do Cariri, além do teleférico de Barbalha que já está em construção. O secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, está em Portugal para conhecer os sistemas tecnológicos dos teleféricos de Lisboa e do Porto, em Portugal, além de Zurique, na Suíça e Dornbirn e Wolfsberg na Áustria. A visita técnica ocorre com o acompanhamento dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e do Crato, José Ailton Brasil.

“Viemos para Portugal, Suíça e Áustria para analisar a viabilidade e as tecnologias de implantação no Cariri, dos tipos de teleféricos aqui utilizados. Também vistamos algumas fábricas de teleféricos. A visita foi produtiva, pois nesses países, pudemos conversar com os empresários locais, que ficaram interessados em investir no interior do Ceará”, analisou Quintino Vieira.

Estudo tecnológico de sistemas de teleféricos

O projeto do Teleférico do Horto de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, é uma demanda antiga da população, que vai virar realidade em um projeto do Governo do Ceará para o ano de 2017. Coordenados por Quintino Vieira, os engenheiros e arquitetos da Casa Civil do Estado trabalham no projeto, que deve ser finalizado até agosto deste ano e terá processo licitatório lançado até o mês de outubro.

Ao todo, serão R$ 25 milhões investidos na obra, que irá ligar duas estações: a Estação dos Romeiros (próxima ao Centro de Romeiros) e a Estação do Horto (próxima à Estátua do Padre Cícero, em cima da Colina do Horto). Cada estação terá uma área média de 500 m², sendo interligadas por um trajeto de 2 km percorridos pelos bondinhos do teleférico. Ao todo, serão 18 cabines com capacidade para 6 pessoas, que farão o traslado dos visitantes, de subida e descida do Horto.

Estudo tecnológico de sistemas de teleféricos

Para o secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, a obra não só aumenta o potencial turístico do município, como melhorar toda a região do Horto. “Essa será uma obra importantíssima para o Horto. Vai melhorar a acessibilidade, trazer mais conforto e segurança para os romeiros e alavancar ainda mais o turismo em toda a região do Cariri. Esses equipamentos que serão instalados no Crato e em Juazeiro do Norte vão garantir a melhoria na economia dos municípios, como emprego e renda”, destacou o secretário.

Outro teleférico que será instalado na região será o teleférico do Crato que se encontra em fase de estudos.