Governador visita obras de mobilidade e infraestrutura em Sobral

17 de julho de 2017 - 15:43 # # # #

Fotos: Davi Pinheiro / Governo do Ceará Giuliano Vandson Gestor de Célula/Secretarias

O governador Camilo Santana visitou, na última sexta-feira (14), obras de mobilidade e infraestrutura do Governo do Ceará no município de Sobral. Entre as obras acompanhadas pelo governador estão a avenida Perimetral de Sobral, a avenida Ermírio de Moraes e a Central de Tratamento de Resíduos. Ao todo, são quase R$ 100 milhões em investimentos.

O governador esteve acompanhado do secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, do secretário das Cidades, Jesualdo Farias, do secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes, do deputado federal Odorico Monteiro, do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e do ex-governador Cid Gomes.

“Os investimentos em Sobral atendem a política de desenvolvimento regional do Governo do Estado, que investe em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento socioeconômico do estado. São investimentos que proporcionam mais qualidade de vida aos moradores dessas regiões, com a geração de empregos e melhores condições de infraestrutura urbana”, destacou Camilo Santana.

Perimetral de Sobral

Visita a Obras em Sobral

A implantação da avenida Perimetral de Sobral, em sua primeira etapa, foi iniciada em janeiro deste ano. Esse trecho da obra possui uma extensão de 6,62 km, começando na BR-222, na altura do acesso ao distrito de Jordão, indo até a intersecção com a CE-440 (estrada da Meruoca). Esta intervenção foi contratada por R$ 12 milhões, com previsão de entrega até março de 2018. Já a segunda etapa da avenida terá 11,34 km e vai ligar a CE-178 (Sobral-Santana do Acaraú) à CE-440 (Sobral-Meruoca), incluindo três pontes, uma delas sobre o Rio Acaraú, o investimento é de R$ 32,5 milhões, a serem financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Avenida Ermírio de Moraes

Visita a obras em Sobral

O governador Camilo Santana também acompanhou à execução das obras da avenida Senador Ermírio de Moraes, que recebe investimento de R$ 10.300.649,00. São 2,46 km de extensão, com ciclovia, iluminação e calçadas, que quando concluídos, irá melhorar a trafegabilidade dos veículos na região e otimizar o fluxo de carros na avenida, que dá acesso à cidade. O percentual de execução atual é de 29% e tem previsão de conclusão para o mês de janeiro de 2018.

Central de Tratamento de Resíduos

Visita a obras em Sobral - Foto: Davi Pinheiro

A CTR de Sobral recebe investimento de R$ 39.721.718,60, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo R$ 7.944.343,72 de contrapartida do Estado. Com previsão de execução de 12 meses, a Central de Tratamento de Resíduos terá uma área de 100 hectares, e vai beneficiar uma população de 429.876 habitantes. O equipamento vai ser constituído por um aterro sanitário com capacidade de aterramento de 1.935.043 toneladas de resíduos sólidos urbanos, unidade de compostagem, unidade de processamento de resíduos da construção civil e unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde. Também faz parte da obra a construção de seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETR), que são estruturas utilizadas para o recebimento e armazenamento temporário dos resíduos das coletas até que sejam destinados para a CTR.