Profissionais de ONG norte-americana visitam Hospital de Messejana

29 de março de 2017 - 17:20 # # #

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Ceará, recebe mais um visita da equipe de saúde do Projeto Children´s Heart Link, uma Organização Não Governamental norte-americana. A ONG firmou parceria com o Hospital de Messejana há mais de dois anos. O projeto beneficia hospitais de países em desenvolvimento que atuam na área da cardiologia pediátrica. A equipe oferece suporte educacional e logístico para ajudar a melhorar os resultados, focando na redução da infecção e mortalidade no tratamento da cardiopatia congênita.

Até esta sexta-feira (31), os profissionais da ONG participarão de atividades teóricas e práticas, palestras e troca de experiências sobre atendimento pediátrico e transplantes cardíacos em crianças. A equipe é formada por médicos cardiologistas pediátricos, cirurgiões, perfusionistas, fisioterapeutas e enfermeiros que desenvolvem um trabalho para ajudar crianças carentes que precisam de tratamento cardíaco. “O Hospital de Messejana está localizado em um ponto estratégico, atendendo crianças do norte e nordeste do país. Nosso propósito é contribuir com a melhoria do atendimento e tratamento das crianças diagnosticadas com doenças cardíacas graves”, explica Andreas Tsakistos, diretor do projeto no Brasil.

As equipes do Projeto Children´s Heart Link estão vindo quatro vezes ao ano para o Ceará. Eles também facilitam a ida dos profissionais do Hospital de Messejana a Seattle, nos Estados Unidos, que é o centro parceiro do projeto. Nessas viagens são ministradas aulas, minicursos e vivências dentro do serviço para que os profissionais possam conhecer a rotina e os procedimentos.

Com essa parceria, muitos resultados positivos já podem ser observados na Pediatria do Hospital de Messejana. “Nós reduzimos nossa taxa de infecção relacionada a cateter significativamente. Chegamos a ficar quatro meses sem ter nenhum caso de infecção de cateter aqui na Pós-Infantil, o que é um marco, um dado bem positivo. Neste momento, estamos estruturando vários procedimentos administrativos e avaliando melhor os casos antes de operar. Tudo isso vem mudando a nossa maneira de ver a cardiologia”, destacou a médica Andrea Consuelo Teles, coordenadora da UTI de cardiologia pediátrica do HM.

Nas visitas ao Hospital de Messejana, as equipes passam uma semana acompanhando o trabalho desenvolvido na Pediatria e contribuindo com melhorias no atendimento humanizado aos pacientes e suas famílias. Há também orientações sobre como produzir com o menor custo e maior eficiência para que mais crianças possam ser operadas e curadas. “A equipe do Hospital de Messejana está desenvolvendo um serviço de alta qualidade. São profissionais muito comprometidos com a excelência no tratamento”, destaca o diretor do projeto Andreas Tsakistos.

Na Unidade de Pediatria do Hospital de Messejana, são internadas por mês uma média de 80 crianças. Destas, 40 são atendidas nas UTIs. A equipe realiza cerca de 20 cirurgias por mês. Os pacientes vêm de várias cidades do Ceará e de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.
29.03.2017

Fotos: Assessoria de Comunicação do HM

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
Contato: (85) 3101-4092 / (85) 988413091

Expediente imprensa 09jan 2017-01