Hospital São José inicia especialização de novos residentes multiprofissionais

29 de março de 2017 - 17:31 # # #

A rotina de Antônia Bruna Freitas, 24, enfermeira formada pela Universidade Estadual do Ceará, vai mudar a partir deste mês. Ela começa a residência no Hospital São José, da rede Pública do Governo do Ceará. Um novo ciclo para a profissional que já se dedicou aos pacientes do HSJ quando ainda estava na faculdade. “Fiz meu internato no Hospital São José e me identifiquei muito com os pacientes que são tratados aqui. Era deles que eu queria cuidar também. Por isso, fiz a seleção e só queria residência aqui”, diz.

Além de Bruna, outros 14 profissionais fazem parte da 3ª turma da Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Infectologia. São dois farmacêuticos, dois nutricionistas, dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois fisioterapeutas e cinco enfermeiros. Nos próximos dois anos, esses profissionais estarão inseridos no contexto hospitalar e atuarão em todos os serviços do HSJ, nas seis unidades de internamento e na UTI. Os residentes também cumprirão jornadas na Casa do Sol Nascente, no Programa de Assistência Domiciliar e no Núcleo de Segurança do Paciente.

A turma vai ainda passar por um processo novo e muito importante. Todos vão atuar, durante um período da residência, em alguns municípios do interior. O objetivo é conhecer a realidade dos pacientes que vivem fora de Fortaleza, mas são atendidos aqui. “No Hospital São José chegam muitas pessoas do interior. Essa experiência vai fortalecer a rede de saúde, beneficiando sempre a população que procura atendimento aqui”, esclarece a coordenadora da Residência Integrada em Saúde do HSJ, Eliane Lavor.

Os profissionais também vão participar de projetos voltados para a educação e assistência em saúde, como os projetos de orientação e prevenção de DSTs, Aids, H1N1, arboviroses e outras doenças infecciosas. Os residentes também conduzirão junto com os médicos, as campanhas de combate às hepatites virais, o Dia Mundial de Luta contra a Aids e projetos de educação permanente em enfermagem, nutrição e estomaterapia.

Como hospital de ensino e tradição, o Hospital São José vem contribuindo com a formação de novos profissionais, seja na Medicina como também em outras profissões da saúde. A Residência Integrada em Saúde no HSJ tem a duração de dois anos. A RIS foi implantada no Ceará em 2013. É um projeto da Secretaria da Saúde do Estado que, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará, garante ampliação da educação permanente multiprofissional. Os residentes ingressam por meio de um processo seletivo conduzido pela ESP/Ce e as respectivas unidades onde atuarão.

29.03.2017

Fotos: Assessoria de Comunicação do HSJ