Estado do Ceará será palco do encontro das administradoras de ZPE do país

27 de março de 2017 - 09:12 # # # # #

RIMG 20150916 101221173

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizará nos dias 30 e 31 de março, em Fortaleza e no Pecém, a V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 30, a partir das 9h, no auditório José Flávio Costa Lima, térreo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Atualmente o Brasil possui 25 ZPE autorizadas, das quais 19 encontram-se em efetiva implantação, distribuídas em 17 Unidades da Federação. A ZPE do Ceará é pioneira e a única em operação no país.

Participarão da solenidade de abertura o secretário-executivo do MDIC e presidente do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Marcos Jorge; o governador do Piauí, Wellington Dias; o presidente da Fiec, Beto Studart; o secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann; o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, e o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior.

O primeiro dia do encontro (30) será realizado na Fiec e terá como palestrantes, no período da manhã: a secretária Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Thaíse Dutra; que falará sobre a atuação da Secretaria; o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Miguel Neto, que apresentará o Panorama do Comércio Exterior Brasileiro; o 1º secretário subchefe da Divisão de Investimento do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (MRE), José Renato Ruy Ferreira, que abordará o tema Apoios às ZPEs: Política de Promoção Comercial e de Investimentos – Ministério das Relações Exteriores e o diretor presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto Sousa, que vai proferir palestra sobre a ZPE de Parnaíba: experiência de implantação.

No dia 30, no período da tarde, as palestras terão continuidade com o presidente da Asociación de Zonas Francas de las Américas – AZFA, Juan Pablo Rivera, que fará uma leitura do Panorama das ZPEs no continente americano: modelos de negócios adotados e novos desafios; com o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luís Augusto Ferreira, que discorrerá sobre as ações de apoio da ABDI ao setor produtivo; com o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), César Ribeiro, que falará sobre a ZPE de Pecém e a articulação com as políticas estaduais de Desenvolvimento Econômico; com o secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann, que vai expor a Estratégia do Estado do Ceará de atração de investimentos.

Após a palestra do secretário Balhmann, o presidente da Companhia Administradora da ZPE do Ceará, Mário Lima Júnior, falará sobre a experiência de implantação e os novos desafios da ZPE Ceará. Também participarão como palestrantes no dia 30, à tarde, o gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente, que discorrerá sobre o tema CSP: experiência de implantação na ZPE do Ceará e impactos na economia cearense e a Assessora da Secretaria de Articulação para Investimentos e Parcerias/ PPI‐ SG/PR, Vânia Lúcia Lins Souto, que abordará as Perspectivas da logística no Brasil: novos projetos para facilitação de comércio e investimentos.

O segundo dia do encontro, 31 de março, será realizado em Pecém. Os participantes do encontro visitarão a área de expansão da ZPE Ceará, o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (administrado pelo IFCE), onde assistirão apresentações institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Ceará Portos e da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Em seguida, participarão de visitas guiadas ao Porto do Pecém e à área da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

ZPE CEARÁ

A ZPE Ceará foi inaugurada no dia 30 de agosto de 2013, sendo a primeira do País a entrar em operação. A ZPE Ceará, instalada no município de São Gonçalo do Amarante, está se firmando como um dos mais importantes instrumentos de geração de emprego e renda do Estado do Ceará, fortalecendo a política do Governo Camilo Santana de promover o desenvolvimento econômico do Estado, a partir da captação de novos investimentos para reduzir as desigualdades regionais.

A ZPE Ceará conta atualmente com quatro empresas: a CSP, a Vale Pecém, a White Martins e a Phoenix do Brasil, que formam o complexo siderúrgico em operação no Setor I da ZPE, representando um investimento de aproximadamente U$ 6 bilhões, sendo responsável pela geração de cinco mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Em maio de 2016, a ZPE Ceará teve sua área ampliada de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares, após a incorporação de 1.911,04 hectares. Essa nova área foi dividida por setores, sendo o Setor II Norte destinado para a captação de um projeto de refinaria compacta e moderna e o Setor II Sul para indústrias dos setores calçadista, têxtil, petroquímico, metalmecânico, agroindústria, granito e alimentos.

Segundo o Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, a ampliação da poligonal da ZPE Ceará significa a garantia de que o Estado possui área disponível para uma zona livre pelos próximos 50 anos.

RECONHECIMENTO

A ZPE do Ceará foi premiada, em outubro de 2016, pela publicação Foreign Direct Investment (FDI) do jornal Financial Times de Londres, sendo reconhecida como uma das mais importantes zonas francas do mundo e como uma grande oportunidade de negócio para investidores internacionais.

Essa foi a primeira vez que uma zona franca industrial brasileira constou no ranking das zonas francas internacionais do FDI. A ZPE Ceará ganhou prêmios em quatro categorias, ou seja, “Melhor Zona Franca da América Latina e do Caribe- Grandes Inquilinos”; “Melhor Zona Franca para Infraestrutura”; “Melhor Zona Franca para Expansões” e “Melhor Zona Franca para Apoio à Educação e Treinamento”.

Segundo o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, a premiação do Jornal Financial Times é um indicativo de que a ZPE Ceará está no caminho certo. “A premiação é o reconhecimento do esforço do Governador Camilo Santana no sentido de garantir a afirmação da ZPE do Ceará com a sua enorme capacidade de gerar novos empregos”, comenta.
27.03.2017

Hervelt César
(85) 8886.4215/9118.4215