STDS e universidades realizam 1º Seminário de Moda Inclusiva no Cepid

23 de março de 2017 - 14:13 # # # #

O Seminário que iniciou hoje, segue até amanhã, 24 de março, quando haverá desfile comentado por profissionais da área

“Nós acreditamos na luta por inclusão, que compreende desde os direitos básicos de locomoção na cidade até a roupa que deve ser acessível à todos. A pessoa que porta uma deficiência tem direito a escolher o estilo que mais gosta e o que vai vestir, e isso só será possível quando pensarmos em ações nesse sentido. No encontro de hoje, estamos ampliando essas discussões, a partir dos diálogos e rodas de conversas entre profissionais, universitários e gestores”, declarou a secretária executiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Luciene Rolim, durante a abertura do 1° Seminário de Moda Inclusiva, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23 de março, no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

“Esse encontro surgiu da inquietação e necessidade de discutir moda e inclusão, pensando a partir da realidade do nosso estado, que é um dos maiores produtores do setor têxtil e que, portanto, precisa voltar o olhar para a moda acessível. Estamos aqui porque acreditamos que é possível ampliar essa discussão, a moda que é produzida em todo o país é reflexo do que pensamos e por isso, precisamos avaliar como percebemos a Pessoa com Deficiência (PCD)”, explica Fernanda Martins, estilista cearense e finalista do 1° Concurso Ceará Moda Acessível, realizado pelo Cepid, em 2014.

Desfile

O Seminário realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo (SDPD/SP), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), DeVry Fanor e Universidade Estácio de Sá, segue com programação até amanhã, quando será realizado desfile com alunos do Cepid. “Amanhã, nós vamos realizar um desfile em formato de aula, em que estarei comentando as roupas apresentadas junto a professores de designer e moda das universidades cearenses. Esse momento é muito importante para nós que lutamos pelos direitos das PCD. Estamos realizando algo inovador e pioneiro, então é um momento de construção, em que diversos segmentos da nossa sociedade, dentre os quais: universidade, governo e cidadãos, que se unem por uma única causa, a inclusão social.

Censo demográfico

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Cepid

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) é uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense. O equipamento é o maior do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos.

A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

Mais informações: Regina Tahim, Coordenadora do Cepid – Fone: 3101.2723

23/03/17 – (Quinta-feira)

13:30 – 15:00h – Roda de Conversa – MODA & DEFICIÊNCIA – Um mundo de possibilidades

Facilitadora – Ana Cláudia Farias – Coordenadora Curso Design de Moda da Unifor