Oficina marca nova fase de desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o cidadão

22 de março de 2017 - 17:32 # # #

Imagem 01

A nova fase do projeto tratará o desenvolvimento do software

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), a oficina que marca a nova fase de construção do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. A nova etapa dará inicio ao processo de identificação das funcionalidades do sistema e ao desenvolvimento do software. A ferramenta interligará os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas de controle social do Estado pelo cidadão.

Imagem 06 Imagem 08

“A partir deste ciclo, nós iremos iniciar o desenvolvimento da ferramenta e esperamos que dentro de um mês consigamos fazer a entrega da primeira versão do sistema. A cada mês a ferramenta será refinada e entregue aos usuários, para que eles tenham participação efetiva naquilo que será desenvolvido”, afirmou Caio Marques, diretor da Caiena Tecnologia e Design, empresa contratada para desenvolver o projeto.

“Um aspecto relevante da participação popular no sistema é a inclusão de pessoas que possuem algum tipo de limitação, seja ela visual ou física, dentro desse processo de criação conjunta. Portanto acessibilidade é um tema importante dentro da participação dos cidadãos na construção conjunta do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão”, ressaltou Caio.

Acessibilidade

imagem banner cicloO professor Donaldo Bezerra de Lima, de Horizonte, participou da oficina e comentou sobre a importância da construção de um sistema que torne o mundo digital para pessoas com deficiência mais acessível.

“Espero contribuir para propiciar que outras pessoas com deficiência visual, como eu, possam acessar o sistema de forma que consigam fazer suas manifestações ou acessar informações sozinhas. Somos todos cidadãos e um ambiente digital inclusivo para que possamos exercer nossa cidadania se faz necessário “, afirmou.

A professora Semirames Nogueira, diretora do Sistema Educacional Integrado de Pacajus, que trabalha com alunos com deficiência visual e auditiva, também busca auxiliar na construção de uma plataforma que apresente avanços na inclusão do deficiente visual. “Queremos avançar cada vez mais neste processo de acessibilidade para todos”, destacou.

Primeiro Café Ágil

banner-cafeAinda na tarde desta quarta-feira (22), está sendo realizado o Primeiro Café Ágil do projeto. O evento visa reunir as principais coordenadorias de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará para debater e refletir sobre os desafios relacionados com a integração de sistemas, dados e informações no contexto do Estado.

Recepcionando os participantes e criando um ambiente propício para a reflexão, estão sendo apresentados os avanços obtidos até o momento no desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Estado do Ceará (SPRC).

Saiba mais

Marcando o encerramento do quarto ciclo de atividades do projeto, a Caiena Tecnologia e Design realizou na manhã da última terça-feira (21), a cerimônia entrega dos materiais produzidos durante o quarto ciclo de desenvolvimento do sistema. Para saber mais acesse: http://ceara.caiena.net/

22.03.2017

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474