BID anuncia acordo de cooperação de 450 mil dólares para saúde

15 de março de 2017 - 08:36 # # # # #

Recurso será destinado à reorganização dos serviços e investimento nos processos e na gestão da saúde no Ceará

Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recebida na segunda-feira, 13 de março, pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, no Palácio da Abolição, anunciou aprovação de acordo de cooperação técnica com o Estado no valor de 450 mil dólares para a área da saúde. Sobre o acordo, Camilo comentou que “vai nos ajudar a melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”. A especialista sênior em Proteção Social e Saúde do BID, Márcia Cristina Gomes da Rocha, explicou os fundamentos do acordo: “O banco identificou uma grande oportunidade de implementar no Ceará o que os países europeus estão chamando de agenda de transformação da saúde, que seria apresentar uma visão mais ampla da saúde, uma reorganização dos serviços e um forte investimento nos processos e na gestão da saúde”.

Na área da saúde o Governo do Ceará mantém parceria com o BID desde 2007, com o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), encerrado no ano passado e que deve ser renovado muito em breve, segundo Márcia Gomes da Rocha. O Proexmaes ajudou a ampliar o acesso aos serviços de saúde no Estado, com a implantação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas regionais (CEOs) e financiamento do BID. O Proexmaes II terá investimento de 178,5 milhões de dólares, sendo 123 milhões do BID e 55,5 milhões de contrapartida do Estado. A meta é promover a melhoria da qualidade dos serviços em saúde, envolvendo investimentos em Tecnologia da Informação, capacitação de gestores e técnicos e a acreditação das unidades de saúde.

O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, avaliou o novo acordo de cooperação com o BID como “um reconhecimento da capacidade e maturidade do Ceará para investir numa remodelagem, reestruturação, redefinição de planos do sistema de saúde”. “É uma agenda focada na eficiência, para fazer mais com os recursos que dispomos, e uma agenda transformadora, para ampla discussão com a sociedade sobre a saúde”, acrescentou. A reunião da missão do BID no Palácio da Abolição teve a presença do médico e consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) Rafael Bengoa Rentería, ex-conselheiro de Saúde do governo Basco, na Espanha. Nesta quarta-feira, 15 de março, Rafael Bengoa ministra a conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, às 19 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará.

Serviço:

Conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, com o consultor da OMS Rafael Bengoa Rentería

Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará,
Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza
15.03.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim / Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 09jan 2017-01