Reunião na SPD aborda efetivação de programas nacionais de prevenção no Ceará

14 de março de 2017 - 16:54 # # #

Número de municípios a serem favorecidos em 2017 ainda será definido

 

O alinhamento de ações para a efetivação dos programas de prevenção às drogas do Governo Federal no Ceará por parte da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) pautou a reunião entre técnicas vinculadas à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e gestoras dos programas no Ceará, agregadas ao Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD. O encontro aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da Secretaria.

Os programas #Tamojunto, Jogo Elos e Famílias Fortes serão desenvolvidos pelo terceiro ano consecutivo no Ceará. O início das atividades está previsto para o decorrer do mês de abril próximo. As ações preventivas vão beneficiar crianças e adolescentes que são alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de seis a 14 anos, matriculados em escolas da rede pública; e moradores de comunidades cearenses.

O número de municípios favorecidos em 2017, bem como a quantidade de estudantes a serem beneficiados ainda estão sendo definidos. O Ceará foi o primeiro estado do País a implantar os programas, simultaneamente, em diversas localidades.

No ano passado, mais de cinco mil estudantes foram contemplados com os programas de prevenção no Ceará, além de terem sido realizados mais de seis mil atendimentos a famílias.

Roberta Peixoto Ataídes é coordenadora dos programas de prevenção da Senad. Presente à reunião na SPD, a técnica destacou a importância do encontro de alinhamento de ações e fortalecimento da parceria entre a Senad com a SPD, com grande alcance para o Ceará, reforçando as ações de prevenção junto à população.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, enfatiza a prevenção como um dos eixos fundamentais de atuação da SPD. Ele ressalta que as ações preventivas levam em conta a promoção da saúde física e mental, individual e coletiva, desestimulando o consumo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo os fatores de proteção social.

14.03.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spc.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Expediente imprensa 09jan 2017-01