Governo do Ceará inicia o plantio de mais de 40 mil mudas nas áreas degradadas do Parque do Cocó

12 de março de 2017 - 13:34 # # #

WEB MVS1714

A iniciativa é uma parceria entre o Estado e a empresa C. Rolim Engenharia

WEB MVS1782Os visitantes do Parque do Cocó, além das tradicionais atividades de lazer do Projeto Viva o Parque, promovido pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) puderam viver uma experiência diferente neste 12 de março.

Simbolicamente 40 mil mudas começaram a ser plantadas em áreas específicas do Parque do Cocó comprometidas pelo desmatamento. A iniciativa faz parte de termo de cooperação assinado entre o Estado, através da Sema, e a Empresa C.Rolim Engenharia. O plantio vai acontecer ao logo dos próximos quatro anos.

WEB MVS1766O termo de cooperação foi assinado durante solenidade com a presença do governador Camilo Santana. “Com esta iniciativa, nós vamos recuperar as áreas degradadas do Cocó chamando também a iniciativa privada para esta responsabilidade, esta parceria com a C.Rolim Engenharia é importante porque ela doa essas 40 mil mudas para o maior patrimônio ambiental de Fortaleza. Uma contribuição social, ambiental e um presente para a cidade”.

Camilo Santana anunciou ainda que vai assinar o decreto que regulamenta o Parque do Cocó nos próximos meses. “Abrimos diálogo com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa privada, os movimentos sociais e a Secretaria de Patrimônio da União para a confirmação de um Pacto pelo Cocó que vai também salvar o Rio Cocó da degradação e vamos precisar de muitas parcerias para viabilizar este Parque, que será um dos maiores do mundo”, afirmou.

Plantio

WEB MVS1798Acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do presidente da C.Rolim Engenharia, Pio Rodrigues, o governador Camilo Santana fez o plantio simbólico das primeiras mudas.

O secretário Artur Bruno afirmou que o Programa Ceará Mais Verde tem a meta de plantar mais de 70 mil árvores. Destas, 40 mil serão plantadas pelo Grupo C.Rolim com a assessoria dos técnicos da Sema. “Para o Estado é muito importante a parceria com a iniciativa privada e este exemplo iniciado pode ser seguido por outras empresas. As 40 mil mudas serão plantadas às margens do Rio Cocó ao longo dos próximos quatro anos, sendo 10 mil por ano.”

WEB MVS1689E durante o evento, foram distribuídas 500 mudas para quem estava no Parque. O casal Natália Macedo e Stênio Pinheiro estavam com o filho. Era o momento de ensinar a ele valores como o da preservação ao meio ambiente e da valorização dos espaços da cidade. “Trazer a família para o Parque é uma maneira de resgatar as nossas origens e orientar os nossos filhos que é necessário preservar a natureza e saber conviver com ela”,  afirmou o tecnólogo.

WEB MVS1650Rogério Teixeira, aposentado, e Célia Torres, bancária, também costumam visitar o Parque do Cocó aos domingos e agora vão levar a mudinha de ipê para o sítio da família. “É muito bom que esta geração esteja se preocupando com a preservação do meio ambiente, se a gente não compartilhar essas iniciativas, certamente teremos um futuro comprometido”, afirmaram.

WEB MVS1667E a professora de Biologia Cenira Alexandre Santiago também comemorou a iniciativa do plantio de novas mudas e levou uma para casa. “Precisamos de mais verde em nossa cidade e temos também que fazer a nossa parte. Acho isso fantástico”.

Também compareceram ao evento, o secretário chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, o secretário de Política sobre Drogas, Marcelo Uchoa, os deputados Raimundo Gomes de Matos e Danilo Forte (federais), Jeová Mota, Tin Gomes e Carlos Matos (estaduais), além de lideranças empresariais diretores da C.Rolim Engenharia.

12.03.2017

Lúcio Filho